Artigo

Caçando Mamutes

Não se engane com a comodidade de um delivery trazer uma comida quentinha na sua casa. Nós ainda caçamos mamutes.

 

Na pré-história não existia esse papo de felicidade não. O plano era SOBREVIVER. Não importava se estava cansado, irritado, doente, ferido. Se quisesse comer para não morrer, teria que sair do conforto de sua caverna e ir caçar seu mamute. Não tinha papo. Não tinha choro. Não tinha desculpa.

 

De lá pra cá evoluímos um bocado, é verdade. Ainda bem que podemos nos dar ao luxo de buscarmos a felicidade. O problema é que isso está um tanto desvirtuado em nossa sociedade. Estamos vivendo a ditadura da felicidade e alimentando a ideia de que o mundo nos deve algo, de que devemos ser super felizes 24 horas por dia – todos os dias. Expectativa alta, não acha? Totalmente descolada da realidade. Receita para o desastre emocional.

 

Sou meio nova para falar isso, mas quando eu era criança chatice era parte natural da vida. Se eu tinha que acompanhar minha mãe a um médico, tinha que ficar sentada com – no máximo – umas revistas velhas de adulto para me distrair. Esse é apenas um de muitos exemplos de treinos de “suportar chatice” que a gente tinha. E o treino de “aprender a esperar”? Era inerente à rotina diária! Quer falar com alguém? Tinha que esperar chegar em casa para ligar. Não tinha celular. Como a maior parte de vocês é mais ou menos da minha idade, imagino que estão lembrando bem de como as coisas eram diferentes.

 

Esse flashback não é puro saudosismo não! Vai servir de referencial nesse texto! Hoje não existe adiar gratificação. É tudo para ontem. Estamos perdendo a capacidade de esperar e estamos nos esquecendo de que a vida é sim dura. Queremos vida de filme! Ou melhor, de instagram. Para muitas coisas, a vida ficou muito fácil e nos deixou moles e com visão distorcida. Nossas vontades parecem ter caráter emergencial. Tá chato? Pega o celular para se distrair! Tá calor? Liga o ar condicionado, de preferência com controle remoto. Quer comer e está com preguiça? Pede delivery! Quer falar com alguém? Deitado na sua cama pode digitar uma mensagem no whatsapp! Tem até app para arrumar um “amor”, gente! Tudo sem sair de casa!

 

Não me entendam mal. Nada melhor do que conforto e comodidade. Então, qual é o problema? O problema é que a gente esquece que nem tudo são flores e diversão! Perdemos muito a noção do que temos de fato. Quando eu só estudava e morava com meus pais, via uma casa legal, meu quarto bonito… mas costumava dizer que por trás daqueles confortos, eu sabia que se ficasse de repente "eu por mim mesma", moraria em um bairro muito humilde, numa casinha bem precária. Provavelmente sem NENHUMA das coisas materiais que eu tinha… porque que não tinha de fato. Meus pais tinham. E se você ficar de repente por conta de se sustentar sozinho AGORA? Seu cenário mudaria? Como ele seria? Onde moraria? Não se iluda. Se outra pessoa está provendo os confortos, VOCÊ não tem nada realmente seu. E não digo isso para afetar sua autoestima. Meu trabalho é o oposto. Mas você precisa compreender que é muito fácil não querermos encarar nosso real padrão de vida quando estamos em uma bolha linda e cômoda criada por outros. Ressalto que não vejo nada de errado com isso, desde que você estude. Eu agradeço imensamente meus pais, que facilitaram minha vida… mas eu ralei e saí de lá para criar a MINHA bolha. Recomendo que faça o mesmo. 

 

A gente cresce com uma expectativa muito irreal. MUITO! Acha que vai flutuar da faculdade para um bom emprego e que carro legal, casa espaçosa e acesso a lazer interessante virão se você fizer tudo direitinho. Na maioria dos casos, não é assim que acontece. Você vai fazer tudo certo e como manda o figurino e ainda assim vai ralar para arrumar um emprego que paga menos do que você julga merecer… muito menos. Você vai ter que fazer muito mais do que espera para chegar a tal “vida digna” que a gente imagina. Ficamos com a sensação de que TUDO está ao alcance das mãos. “Você pode ser quem você quiser”, ouvimos muito, né? Podemos mesmo. Só que deixaram de frisar que para isso o preço é ALTO!

 

O desgaste agora não é físico como nos primórdios, mas sim mental. Caçar seu mamute agora é feito enquanto está sentado na cadeira do seu local de estudos. Ou você acha que há muita diferença entre as duas ações? O grau de esforço é o mesmo! A necessidade/desespero é a mesma! Não se engane com netflix, ar condicionado, controle remoto, delivery e celular. Você é aquele ser primitivo caçando o mamute, desculpe te informar.

 

Sabe o que me deixa chateada? Como vocês entregam os pontos rápido! Gente, se fosse fácil todo mundo seria concursado! Essa desistência é uma FALTA DE RESPEITO COM VOCÊ! RESPEITE OS SEUS SONHOS E OS DEFENDA FEROZMENTE. Ninguém vai fazer isso para você!

 

Eu sempre digo aqui em casa que VONTADE é uma coisa SAGRADA! O contrário da vontade é a depressão, quando nada te encanta e desperta alegria no seu coração. Assim, cultive a vontade. Dito isso, vamos nos aprofundar. Assim como no Direito há um sistema de freios e contrapesos, o mesmo deve existir na sua vida. Quando dois direitos conflitam, não há regra geral para a solução, não é assim? O impasse é solucionado caso a caso. Na sua vida sempre haverá um embate de vontades. Todos os dias. Várias vezes por dia. Quero emagrecer. Quero comer outro twix. Qual vontade, se saciada, alegrará mais o meu coração? Cada pessoa tem uma resposta.

 

Você quer passar? Vai doer. Vai ter que mudar a rotina e abrir mão temporariamente de algumas coisas (ou pelo menos da frequência com que tinha acesso a elas). Trade off da vida! Não dá nem para discutir.

 

“Não estudei porque essa matéria é chata”. Como é que é??? Filho, this is Sparta! Não tem essa de “não fiz porque achei chato”! O mundo não é seu play! O examinador não quer te divertir. Muito pelo contrário. Você já é adulto e isso implica em fazer o que não gosta quando necessário, engolir o choro e tocar o barco! Se estiver realmente muito abalado emocionalmente, chore que alivia. Mas depois vá estudar por motivos de “as questões de prova não vão se resolver sozinhas”.

 

“Ah… reprovei. Estou arrasado, derrotado. Desisto!” Mas já? O jogo nem começou, amigo! Você ainda vai apanhar muito antes de começar a bater. Só te digo uma coisa: Tem um mamute passando na porta da sua caverna agora! Se ficar admirando as pinturas rupestres vai ficar sem o jantar!

 

Beijo

Gabi 

 

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Seus textos são ótimos!!! Comecei a te acompanhar faz pouco tempo, dá vontade de ler tudooooo. Mas tô disciplinada, indo aos poucos 1 ou 2 por semana. É ainda encaminho pra minha filha, que essa ano encara Enem e Vestibular, mas parece que vai pra Disney. Choque de realidade nela!!! Teus textos me ajudam muito. Grande beijo Gabi!!!
    ALINE ROCHA RODRIGUES COLOMBO em 01/11/17 às 22:19
  • Gabriela, agora correram lágrimas de fé!!! Parabéns!!!
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 14:23
  • Mônica, muito obrigada por sempre me ler e comentar. Agredeço demais seu carinho! <3 Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 17:47
  • Que massa, Diogo! Fico feliz em saber! Choque de realidade é meu forte...rs Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 17:46
  • É esse o ponto, querido Lopes. Não podemos nos iludir nem sermos folgados. O nosso conforto que hoje vem de pessoas queridas pode cessar um dia e não é de fato seu. Além disso, é sempre importante trabalharmos para podermos um dia retribuir quem muito fez por nós. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 17:43
  • Como sempre digo, Gi: Tapa com amor, para orientar...rs Beigo e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 17:42
  • Obrigada pela gentileza no comentário, Dicson! Fico feliz em poder ajudar mesmo um concurseiro experiente. É na troca de ideias que a gente aprende (inclusive eu com vocês). Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 17:25
  • Que ótimo, Lana! Esse tratamento de choque é fundamental e a hora para ele é agora, quando vocês têm tempo de mudar e aparar as arestas. Boa caçada! Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 17:20
  • Estava precisando disso. Esse choque de realidade faz muito bem pra nós, concurseiros! Muito obrigada. Partiu caçar meu mamute :) Abraços
    Lana_fiscal em 13/02/17 às 12:45
  • Magnífico, mais uma vez. Quando não consigo vir aqui na terça ou quinta, lembro de vir na quarta ou sexta. Apesar de ser concurseiro há 10 anos, ter passado em alguns e agora estar estudando para o concurso dos sonhos, a prof. sempre alerta para algo interessante no qual não tinha me tocado. Excelente, mesmo. Um abraço e ótimo final de semana.
    DICSON DE FAVERI GRASSI em 10/02/17 às 11:20
  • Oi, Simone. Há todo tipo de alunos. Alguns mais dedicados e outros menos. Os que não se dedicam é porque não perceberam que o custo X benefício da "empreitada concursística" é EXCELENTE! E eu quero todo mundo de olhos bem abertos atrás do mamute. Nada de cochilo na caverna! É hora de LUTAR! SPAAAAARTA! Como você já entendeu as regras do jogo, logo estará comendo seu churrasco de mamute! :)  Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:10
  • E vcs são SENSACIONAIS! Obrigada pela fofura, Denise! Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:08
  • Que elogio lindo, Ivor. Obrigada. Devo dizer que AMO as 2 atividades de todo o coração! E dedo na ferida, por mais estranho que pareça, é a CURA de muitos males. Agradeço novamente o carinho <3 beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:08
  • Obrigada, Camila! Vcs são maravilhosos! GUERREIROS! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:06
  • Que bo, Taci! Fico muito feliz com cada retorno de vocês! Um beijo e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:06
  • Obrigada, Dan! :) Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:05
  • Fico feliz em ajudar, Ícaro! Conte sempre comigo. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:03
  • Esse trabalho é gratificante demais, Layo! Nada como o carinho de vocês! <3 Um beijo e ótimos estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:03
  • Surra de realidade costuma gerar mudanças. Mudanças geram RESULTADOS! E eu quero que vocês passem o quanto antes. <3 Que bom que gostou, Tamara! Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:02
  • Fico feliz em saber que curte, Andresa. Minha motivação são vocês. <3 Abs Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 09:00
  • Obrigada, Benjamin! Toda terça e quinta tem artigo, viu? Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 08:59
  • Sheila, um dia é da caça, outro é do caçador. Continue afiando sua lança e treinando estratégias de captura (estudando) que uma hora um mamute bem gordo será só seu! Não desista NUNCA!  Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 08:58
  • Gostei de ver, Arlene. Churrasco de mamute é #ostentação! Arrasou! ;) Fazer a sua parte com persistência derruba qualquer resistência. Continue na batalha! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 08:54
  • A gente sofre, mas se diverte, né Tamyres? kkkkkkk Sangue nos olhos que as vagas estão lá. Depende de você conseguir ocupar a sua!  Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 08:45
  • Disponha sempre, Maíra. E se quiser sugerir assuntos, fique à vontade. Bons estudos e obrigada por sempre me acompanhar! <3 abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 10/02/17 às 08:41
  • Perfeito, um tapa na cara. Sem mimimi. Obrigada Gabriela
    Gisele em 10/02/17 às 07:51
  • professora, gostei do conteúdo do seu artigo, acordei cedo já estudei e foi o primeira leitura, digamos de motivação. Você tocou em uma questão muito importante sobre as ilusões do nosso dia a dia, muitos de nós esquecem que a vida que levam é resultado do esforço de outras pessoas, que nos permite ter tempo e confortos sobrando, como usa-los? Apenas com diversões e passatempos? Ou para o nosso real desemvolvimento?
    Lopes em 10/02/17 às 07:10
  • Mais um "choque de realidade" com Gabriela Knoblauch! hahaha Curto muito seus textos de acordar para a vida. :D
    Diogo em 09/02/17 às 22:10
  • Gabi, adoro seus artigos motivadores! Mais uma vez parabéns e muito obrigada!!!!
    Mônica em 09/02/17 às 20:52
  • Filho, this is Sparta! Show! Quer ganhar 15 contos por mês sem estudar as matérias chatas????? Desculpem o egoísmo, mas de certa maneira fico meio aliviada ao ler textos como os seus (excelentes, por sinal). Se você está escrevendo sobre isso, então é porque os meus concorrentes estão de mimimi, ou seja, menos pessoas atrás do mesmo mamute rsrsrsrsrsr e eu amo churrasco de mamute! Parabéns pelo texto, professora!
    Simone em 09/02/17 às 19:31
  • Essa mulher é demais!
    Denise em 09/02/17 às 18:21
  • Ainda não consegui definir se você é uma excelente jornalista coach ou uma excelente coach jornalista. Acho que que pra você se aplica a ambos.Surpreende em cada artigo e pondo o dedo na ferida em cada argumento! Em resumo:brilhante! Mais uma vez obrigado Fique bem
    Ivor em 09/02/17 às 16:49
  • G E N I A L
    Camila em 09/02/17 às 13:59
  • Excelente, Gabi. Adoro seus artigos. Obrigada!
    Taciane em 09/02/17 às 13:22
  • PERFEITO!!!!
    Dan em 09/02/17 às 13:07
  • Muito bom, Professora! Era o que precisava pra dar mais motivação aos estudos!!
    Ícaro Pereira em 09/02/17 às 13:06
  • Gabriela, seus artigos são inspiradores. A maneira que você transmite sua mensagem para nós (concurseiros) é impactante. Pode ter certeza que seus artigos são de grande valia. Grande abraço!
    Layo em 09/02/17 às 13:02
  • Ameiiiiii! Não falou nada mais que a verdade, sem enfeites, só a realidade! Obrigada
    Tamara Medeiros em 09/02/17 às 12:02
  • Gabi, amo seu textos, obrigada pela dedicação!
    Andresa em 09/02/17 às 11:51
  • Excepcional.
    Benjamin Pinto em 09/02/17 às 11:27
  • Gabbi, vivo escrevendo e esqueço dessa coisa de sou um robô e acaba não indo. Em relação a esse artigo, há anos vivo caçando mamutes. Já cheguei bem perto de vários, mas não consegui agarrá-los, por vontade de Deus sei lá. Se eu dependesse dessa caça para sobreviver, estaria perdida. É um mamute muito grande e gigantesco. às vezes penso em desistir de agarrá-lo, mas penso ter de provar para mim mesma que tenho de conseguir. E com fé em Deus hei de conseguir uma hora. Beijos.
    Sheila em 09/02/17 às 11:16
  • Já comi o mamute que teve a audácia de passar na porta da minha caverna. kkkkkkkkkkkkkkkkk.... mas é verdade, bati minha meta de ontem. Feliz da vida!!!! E esse texto fala exatamente o que precisamos - Não desistir nunca!!! Eu sempre digo assim para mim mesma: Deus nunca disse que seria fácil. Ele disse que estaria do meu lado sempre. Logo, terei que fazer minha parte. Beijos
    Arlene em 09/02/17 às 09:53
  • Hilário sua forma de expressar o que nós concurseiros sentimos na maior parte do tempo! Muito bom mesmo!!! É isso aí, sangue nos olhos! Só não consegue quem desiste! #foco! Obrigada por compartilhar!
    Tamyres em 09/02/17 às 09:48
  • As terças e quintas, sempre um artigo que preciso ler, que motiva, que orienta, que corrige... Grata por sua generosidade conosco.
    Maíra em 09/02/17 às 09:35