Artigo

Cabe recurso na questão 10 de Filosofia da PMSP 2018!

Estrategianos, tranquilo?

Segue proposta de recurso referente à questão 10 de Filosofia do concurso da PM-SP. Sugiro realizarem adaptações, uma vez que vários candidatos vão entrar com o pedido de recurso.

Texto do Recurso:

Senhores Examinadores,
Respeitosamente, venho por meio deste recurso discordar do gabarito da questão 10 de Filosofia, na qual foi atribuída a alternativa E como correta.
O texto de suporte trata sobre valores morais que valorizam ações generosas, tais como coragem e lealdade, o que na reflexão filosófica aristotélica é denominada de virtudes. Nesse sentido, o texto coloca uma questão crítica de que há dificuldade dos agentes políticos em seu dever cívico, isto é, ético.
Pois bem, a alternativa D menciona que sob a perspectiva moral (ética), os valores que guiam a ação virtuosa deverão aplicar-se à esfera pública. Além da questão está de acordo com a compreensão textual do texto de suporte, cabe ressaltar a consonância com o pensamento filosófico de ética e política em Aristóteles. Para ele, a política (esfera pública) é uma extensão da ética, considerada como saber prático e exercício das virtudes (conferir Trujillo, 2015 e Guareschi, 2008).
Na alternativa E, o advérbio “frequentemente” intensifica e generaliza que os agentes políticos estão em situação de conflitos de difícil solução na esfera pública. Tal indução leva ao erro, porque não há como dimensionar tais dificuldades para todos os agentes políticos.
Assim, respeitosamente, peço revisão do gabarito. A meu ver, mediante os argumentos expostos, o gabarito deve ser a alternativa D, ou se a banca considerar que as duas alternativas são viáveis, que ela seja anulada.
Atenciosamente,
Referências Bibliográficas:
GUARESCHI, Pedrinho A. Ética relações sociais entre o existe e o possível. Disponível em <http://books.scielo.org/id/6j3gx/pdf/jacques-9788599662892-03.pdf>. Acesso em 24 de novembro de 2018.
TRUJILLO, O. Ruiz. Aristóteles. Ed. Salvat, 2015.
Redes Sociais:
YouTube : Professor Raphael Reis
Instagram: profraphaelreis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.