Artigo

ATRFB (gabarito 4) – RECURSO NELES!!!!!!!!

Salve!!!

 

As questões 5 e 15 apresentam problemas.

 

5 – Em relação às estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

 

“(…) Hoje, ela já é da ordem de 10% do PIB (incluindo o setor público), comparável à de países mais ricos e com maior número de idosos. (…)”  

 

b) O emprego do sinal indicativo de crase em “à de países” (l.11) justifica-se pela fusão da preposição “a”, exigida pelo adjetivo “comparável”, com o artigo definido feminino singular “a” que acompanha o substantivo “despesa”, elíptico na frase. (GABARITO DA BANCA)

 

Comentário do Pest: Os gramáticos Domingos P. Cegalla, Napoleão M. Almeida, Celso Cunha, Luiz A. Sacconi, Faraco & Moura, Ulisses Infante & Pasquale Cipro Neto, Rocha Lima, Hildebrando André, Gladstone C. Melo, William Roberto Cereja & Thereza C. Magalhães, José Marques da Cruz, Said Ali (o grande “guru” do Bechara!!!), etc. entendem que “o, a, os, as” são pronomes demonstrativos quando equivalem a “isto, isso, aquele (a/s), aquilo”. Isso ocorre dentro de três contextos: 1) antes de preposição, como é o caso da questão da ESAF, 2) antes de pronome relativo e 3) junto de verbo vicário (normalmente ser ou fazer). Sendo assim, há fusão da preposição “a” com o pronome demonstrativo “a” (= aquela) em “à de países”.

 

Já Bechara e Celso P. Luft, e aí percebemos que a ESAF tem esses gramáticos embaixo do braço, dizem que o único pronome demonstrativo é “o”, quando equivale a “isto, isso, aquilo”. Sendo assim, para eles, o “a” é um artigo mesmo, seguido de um substantivo elipsado.

 

Dois grupos de gramáticos diferentes, duas respostas diferentes. Cabe recurso!

 

Na boa, eu estou de saco cheio de essas (ou dessas, segundo Bechara) bancas não colocarem referência bibliográfica no edital e criarem questões polêmicas assim! Precisamos redigir uma carta para todas elas pedindo para uniformizarem a visão gramatical adotada nas avaliações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (Desculpas pelo desabafo!)

 

15- Assinale a opção incorreta a respeito da relação entre estruturas gramaticais e os mecanismos de coesãoque sustentam a coerência do texto.

 

“(…) Pesquisas acadêmicas comprovaram que ocorre a valorização cambial, mas não ficou claro se tal doençacausa desindustrialização ou redução do crescimento econômico. (…)”

 

c) A flexão de masculino em “claro” (l.7) estabelece relação de coesão entre esse qualificativo e a oraçãocondicional como um todo.

d) O advérbio “daí” (l.12) tem a função textual de localizar no boom da exportação as consequências da doençaholandesa. (GABARITO DA BANCA)

 

Comentário do Pest: Veja a letra C, e o seu contexto de novo. O adjetivo “claro”, com função de predicativo do sujeito, mantém coesão com a oração subordinada substantiva subjetiva (e não condicional) “se tal doença causa desindustrialização ou redução do crescimento econômico”. Bizu: Ficou claro ISTO; ISTO ficou claro. Cabe recurso!

 

Recurso neles!!!!!!!!!!!!! 

 

Abs!

 

Pest

[email protected]


PS: Deve haver mais erros nessa prova, mas, por falta de tempo, não consegui visualizar todos. Uma aluna me chamou a atenção para uma questão de correção gramatical em que a palavra “indústria” está sem acento, e a ESAF a considerou correta. Viva a ESAF!!! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.