Artigo

A importância do direito eleitoral no concurso do TSE

A importância do direito eleitoral no concurso do TSE

Por Daniel Mesquita, professor de direito eleitoral do Estratégia Concursos.

O título deste artigo é um tanto quanto redundante. Afinal, ninguém negaria a importância do direito eleitoral para um concurso do TSE ou de qualquer TRE.
Pouca gente, entretanto, tem a real dimensão dessa importância.
O edital para o concurso do TSE ainda não saiu – deve sair no final desta semana ou no início da próxima. Contudo, pelo termo de referência divulgado pelo Tribunal quando da publicação do edital do certame que culminou na contratação da CONSULPLAN, podemos tirar conclusões que serão determinantes para a sua aprovação.
Para o cargo de Analista, haverá duas etapas: provas e avaliação de títulos.
As provas conterão duas partes, uma objetiva e uma subjetiva. A parte objetiva será dividida em conhecimentos gerais, com um mínimo de 30 itens, e conhecimentos específicos, com um mínimo de 50 itens.
As questões serão de múltipla escolha.
O candidato deve ter sempre em mente que nesse concurso as questões também terão peso diferente. Acertar três questões de conhecimentos gerais equivale a um acerto nos conhecimentos específicos, pois o primeiro grupo tem peso 1 e o segundo grupo, peso 3. A questão discursiva tem peso 2.
Tudo indica, também, que a questão discursiva seja afeta a uma das matérias dos conhecimentos específicos.
A prova de Técnico também será dividida em conhecimentos gerais e específicos e com o mesmo peso. Entretanto, não haverá questão discursiva e o número de questões objetivas será maior.
Em ambos os casos, por óbvio, a matéria direito eleitoral está nos conhecimentos específicos. Assim, uma questão de direito eleitoral valerá 3 vezes mais do que outra questão e, ainda, há uma enorme probabilidade da questão discursiva ser de direito eleitoral na prova de Analista.
Assim, convido vocês a estudarem direito eleitoral e a conferirem minha aula demonstrativa no site www.estrategiaconcursos.com.br.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.