Artigo

3000 horas de voo

No início de 2006 (sim, há mais de 10 anos!) eu comecei a estudar para concursos. Não conhecia uma viva alma concursada e não tinha um só amigo concurseiro. Li em um jornal sobre o concurso de Auditor da Receita Federal. Havia acabado de me formar em Jornalismo e tomei um grande susto quando comprovei o que ouvia durante o curso: jornalista (aqui na minha cidade) – em regra – ganha muito mal. Na época, era coisa de 800 reais. #lágrimas

 

Lembro que pensei em quanto meu pai havia investido na minha educação e tentei calcular em quanto tempo poderia reaver o dinheiro (e olha que ele nem teve o gasto da faculdade… só da escola, inglês…). Poxa… senti que havia dado prejuízo na vida! Pensei em começar a trabalhar mesmo assim, quem sabe realizar meu sonho de comprar um carrinho. Mas com aquele salário não seria possível nem financiar a perder de vista. Enfim, tentar entrar no mercado me parecia um grande tiro no pé. Em compensação, o salário do tal concurso da Receita era sensacional. Assim, formei, não ingressei no mercado e fui direto para um curso preparatório. Se fui julgada e tachada de "dondoca" por não começar a trabalhar? Sim ou com certeza?

 

Na época, não tinha informação de nada. Eu era cega, surda e muda no assunto “concurso”. Assim, era bem suscetível a tudo o que me diziam. Pois bem. LEMBRO VIVIDAMENTE DE UMA CONCEITUADA PROFESSORA FALANDO: COM MENOS DE 3 MIL HORAS DE “VOO”, SEM CHANCE! ISSO ME MARCOU MUITO.

 

Eu cheguei em casa e fiz mil contas de quantas horas eu tinha que estudar por dia para bater as 3 mil horas. Criei uma mega expectativa com as tais 3 mil horas! Contagem regressiva para subir os degraus da riqueza! Não foi bem assim…rs… Hoje ainda vejo aluno me perguntando com quantas horas de estudo dá para passar. Tem gente que fala mil, três mil e por aí vai.

 

EU QUERIA SABER COMO AS PESSOAS CHEGAM A ESSES NÚMEROS. SÉRIO! HOJE, 10 ANOS DEPOIS, AINDA NÃO FAÇO IDEIA.

 

Sabe em que eu acredito? Que tudo isso é chute. Tem gente que passa em meses. Tem gente que leva anos. Não sei te dizer quantas horas terá que estudar para passar em um certame pois isso dependerá de uma série de fatores:

 

 1 – Conhecimento prévio. Reparo que a maioria das pessoas que passa muito rápido tinham uma excelente formação em disciplinas que caiam no certame em que foram aprovadas. Ou seja: a aprovação custou o tempo de preparação para o concurso + tempo de estudo para adquirir o tal conhecimento prévio! Não foi só o período de estudo com o rótulo "para concurso" que gerou a aprovação. Vamos fazer as contas direitinho, ok?

 

2 – Facilidades. Tem gente que memoriza rápido que é uma loucura. Tem gente que “pega as coisas no ar”. Vamos aceitar para doer menos, combinado? O mundo é injusto. Há quem aprenda mais rápido e quem tenha que ralar mais. Só para constar: sempre me considerei do time do “vai ter que ralar mais”. Quem tá comigo? 

 

3 – Acesso a boa orientação e materiais. Se você tem os melhores materiais e um bom coach (ou livro/material sobre preparação), tem mais ferramentas para aprender mais rápido. Algumas pessoas vão perder “muitas horas de voo” com uma rota que não levará a lugar algum. Eu, por exemplo, passei um tempão estudando por material inadequado e de uma forma mais inadequada ainda – para dizer o mínimo.

 

4 – Periodicidade das provas. Se você escolhe um certame que só acontece a cada 3 ou 4 anos, vai demorar a passar, ainda que tenha sucesso na primeira tentativa. Se não tem prova, não dá para passar, né? Um pouco de flexibilidade (e não falta de foco – coisas diferentes) ajuda a ser aprovado mais rápido.

 

5 – Controle emocional. Falo muito sobre o tema aqui no site e creio que já estão convencidos do quanto isso afeta a preparação.

 

6 – Qualidade do estudo. Ela será afetada pela sua vida pessoal, sua personalidade (grau de otimismo, determinação, disciplina…) e pelo seu ambiente (ex: uma casa onde há churrasco e festa com frequência cria obstáculos – resolvidos com uma boa biblioteca).

 

7 – Tempo diário de estudo. Quem tem duas horas por dia para estudar, em tese, vai demorar mais do que quem tem o dia todo.

 

8 – Grau de dificuldade do concurso. Quanto mais concorrido e com mais matérias for o certame escolhido, maiores são as chances de você demorar um pouco mais a ver seu nome no Diário Oficial.

 

SABE O QUE É O PIOR DESSES "NÚMEROS CABALÍSTICOS DA APROVAÇÃO"? ELES CRIAM UMA DECEPÇÃO DO TAMANHO DO MUNDO PARA O CANDIDATO QUANDO ELE BATE A META DE HORAS E A APROVAÇÃO NÃO CHEGA. Tão grande que muita gente chuta o balde e joga fora anos de estudo por achar que isso é a prova cabal de que estão abaixo da média (que média, gente? Quem criou isso? Melhor… quem “delirou” isso???) e que nunca passarão! Já vi isso acontecer!!!

 

Pessoal, fazer essa conta não adianta nada. SE VOCÊ BATER AS DITAS X MIL HORAS A VAGA NÃO VAI CAIR DO CÉU. E SE VOCÊ NÃO PASSAR? VAI RECLAMAR PARA QUEM? Aprovação é proveniente do simples "marcar o X no lugar certo mais vezes do que os concorrentes”. Você não passa porque entrega para a banca seu ponto com as horas estudadas. Não perca tempo com essas regras malucas. NÃO HÁ REGRA DESSE TIPO E NEM MUITO MENOS GARANTIAS. Faça a única coisa que pode ser feita para acelerar a sua aprovação: estude da melhor forma que puder.

 

Bons estudos!

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gabriela. Quanto conhecimento tens a nos passar. Muito obrigado.
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 13:42
  • Gabriela. Quanto conhecimento tens a nos passar. Muito obrigado.
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 13:42
  • Oi, Vitória! Email enviado. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 16:45
  • Gabi, vc pode me mandar o email do seu programa de coaching? Vou aguardar!
    Vitória Alexandre em 31/01/17 às 10:01
  • Que bom que gostou, Robson! Você está certinho. Qualidade tem que ser prioridade. Continue me acompanhando. Toda terça e quinta tem artigo. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 30/01/17 às 13:16
  • Professora Gabriela, parabéns pelo seu artigo. Você falou tudo o que precisávamos ouvir. O estudar com qualidade é que faz a diferença e não o estudar por horas. Acredito que estudar uma hora com uma boa absorção da matéria, vale mais que estudar 3 ou 4 horas sem concentração, apenas para bater metas de estudar "X" horas. Obrigado pela ajuda e continue sempre com nos ajudando sempre que você tiver oportunidade. Abraço!
    Robson Carvalho em 28/01/17 às 11:14
  • Oi, Amanda. Tudo bem? Se você estuda a teoria com atenção, revisa direitinho e faz muitas questões, já está fazendo o melhor para passar. Estude com o coração tranquilo. Esqueça esse papo de X horas. Cada pessoa tem suas particularidades e por isso essa conta não faz sentido. Quando estudamos em paz, rendemos mais. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 27/01/17 às 07:31
  • Obrigada, Kelly! Já tenho MUITOS outros para postar para vocês! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 27/01/17 às 07:21
  • Um dia desses estava quase ficando louca com isso. Eu trabalho o dia todo e disponho em média de 4h de estudos por dia. Quando fui contar até atingir essa quantidade que dizem ser necessária, eu quase pirei. Estudava e no fim da noite ficava com a sensação que ainda estava fazendo pouco. Um desânimo total e sensação de frustação. Ficava mais preocupada com as horas do que com a qualidade dos estudos. Foi aí que eu parei, respirei e pensei: o que me fará realmente passar?? Uma quantidade de horas X ou eu realmente dominar a disciplina que estou estudando no momento? A partir de então, estabeleci outros criterios, como teoria Vista, revisão realizada e quantidade de questões. É impressionante como meu rendimento mudou. E agora vem vc com esse artigo, me fazendo ter a certeza que estou no caminho certo. Obrigada professora!! Isso nos incentiva demais! Nos deixa confiante! Obrigada!!
    Amanda em 26/01/17 às 23:42
  • Seus textos são sensacionais, Gabriela! Sem exceção! Parabéns!!
    Kelly em 26/01/17 às 21:47
  • Obrigada, Daiana. Realmente, comparações são sempre complicadas. Cada um tem um caminho, uma história e muitas particularidades. Está certíssima: Cada um tem seu tempo. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 17:38
  • Excelente artigo, Gabi! Acredito que ficar se comparando com outras pessoas que passaram em concursos em 3, 6 meses, por exemplo, é perigoso, pois há todos aqueles fatores que você listou, que nos aproxima ou nos distancia (e muito) da realidade de concurseiros que passaram em um "curto" período de estudo. Cada um tem seu tempo e seu ritmo ; ) Abraços!!!
    Daiana em 26/01/17 às 16:46
  • É isso aí, Viviana! Qualidade é fundamental. Claro que há uma quantidade de material a ver e isso demanda quantidade de horas, mas não adianta bater as metas de horas e errar a questão da prova. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 16:02
  • Que bom, Mônica! <3 Conte comigo para tornar essa caminhada pelo menos 1% mais leve. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 15:13
  • Excelentes comentários, professora! Sempre pensei dessa forma, mas vc expressou isso muito bem. Passar é questao de estudar bem do que "x horas" de estudo. Parabéns! Colocou com propriedade
    Viviana Melo em 26/01/17 às 14:54
  • Perfeito, André! Contar o tempo para medir produtividade funciona por ter aplicação prática. Se servir de incentivo, melhor ainda! Mas contar por contar, como você colocou, só estressa e deprime. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 14:24
  • Ahhhh, que lindo! Adoro suas publicações, Gabriela! Sempre nos motivando. Que Deus te abençoe!
    Mônica em 26/01/17 às 13:58
  • A contagem de tempo a longo prazo pode mesmo trazer a falsa impressão de "merecimento", que pode vir seguida de um desapontamento enorme, caso não alcançado o resultado da aprovação. Mas destaco dois motivos que, ao meu ver, justifica a contagem do tempo de estudo (com cronometrando mesmo): 1) A contagem de tempo diária nos dá uma boa noção se estamos realmente mantendo uma produtividade diária (em relação a tempo real de estudo), ou se estamos perdendo muito tempo com distrações e apenas super-estimando nosso tempo real de estudo; 2) A contagem de tempo a longo prazo (ou seja, a soma da contagem de tempo diária), no meu caso, serve como um incentivo, porque eu me permito usufruir de pequenas recompensas ao alcançar um número X de horas acumuladas (no meu caso, eu me dou um presente a cada 500 horas líquidas, rs). Mas concordo que contar o tempo, só por contar o tempo (ou pior, só pra dizer para os outros o quanto já estudou), é muito provável que seja apenas "semear desapontamentos".
    ANDRE M em 26/01/17 às 13:15
  • Obrigada pelo elogio, Marcelo! Escrever é uma atividade que me alegra muito. E fica melhor se eu puder aplicá-la para ajudar vocês. :) Bons estudos e continue me acompanhando, ok? Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 12:57
  • Fico muito feliz que tenha gostado, Dicson! A gente ouve MUITA besteira nessa caminhada de concurseiro. Todo o papo furado torna a rotina mais pesada, difícil e desestimulante. Além disso, há também muita informação boa por aí... mas sempre bastante pulverizada. É preciso ser seletivo. Parabéns por estar batalhando e pela aprovação alcançada. Muitas outras virão, amigo! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 12:55
  • Pode deixar que sempre vou fazer o meu melhor, Lourdes. É maravilhoso colaborar com o sucesso de vocês! Continue me acompanhando. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 12:46
  • É isso, Carmary! O concurso é um grande desafio. Mas nada que não possa ser vencido com determinação e garra.  Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 12:45
  • Obrigada, André! Gosto muito mesmo de escrever para vocês e poder ajudar um pouco na compreensão do lado emocional que afeta o cumprimendo do cronograma todos os dias. Bons estudos! Fique com Deus! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 12:42
  • Parabéns, Gabriela. Seus textos são excelentes!!
    Marcelo Sapper em 26/01/17 às 11:55
  • Professora, que texto! Coisa de quem ralou muito e conquistou os sonhos! Nessas benditas 3000 horas, eu pensei muito! A pessoa que nunca estudou para concursos e que disponha dessas horas ao logo de 1 ano, caso não tenha aqueles requisitos que você citou acima, dificilmente vai conseguir aprovação e vai se frustrar! Digo por mim, eu dispunha de pouco mais de 5 horas diárias para os estudos, mas de nada adiantaram até eu aprender a estudar, a ter um material de qualidade (a parte da memória, eu sou agraciado com uma muito boa, kkk). Depois de que coloquei alguns desses passos em andamento, com o conhecimento prévio dos concursos que havia feito a aprovação veio em 3 meses, me lembro que fiz a prova da PCDF 2013, e logo em seguida PJC-MT, aprovado nesse último e atuando. O foco agora é subir mais alguns degraus. Obrigado pelos textos inspiradores!
    Dicson Danillo em 26/01/17 às 09:03
  • Gabi, Os seus textos são sempre inspiradores! Continue nos ajudando nesta árdua caminhada! Obrigada de coração!
    lourdes em 26/01/17 às 08:48
  • Hoje posso dizer 'de pé" que tudo, absolutamente TUDO é relativo nesta "vida" de concurso!, qd estudei p/ o concurso no qual me encontro hj (Analista do TJ do meu Estado), meu filho era um bebê, nunca tinha "visto" Direito Constitucional/Adm.e outras tantas, rsrs. Diante de tanto "contra" me fortaleci e dei o SANGUE!, ou seja, sua determinação e garra é que farão diferença no final. Tudo será seu na medida do seu esforço!, não é só frase de efeito, tenha certeza.
    Carmary em 26/01/17 às 08:30
  • Excelente artigo Gabriela! Acho muito interessante o jeito que você fala sobre o tema geral "concursos": bem direta, sem rodeios e, principalmente, de uma maneira bem sincera, além de se fazer fácil de ser compreendida. Parabéns e sucesso pra você em todas as áreas. Que Jesus te abençoe!
    André em 26/01/17 às 08:19