Administração Geral: Conceito, princípios e origem da Administração. As funções administrativas (planejar, organizar, liderar e controlar). Habilidades e papéis do Administrador
Administração Geral: Conceito, princípios e origem da Administração (Teorias da administração)
Planejar. Ambientes Organizacionais (externos, internos, controláveis e incontroláveis). Planejamento estratégico: Conceitos e evolução; Tipos de planejamento; Processo do planejamento estratégico; Desenvolvimento de planos táticos e operacionais; Diagnóstico interno e externo (análise SWOT); Definição de objetivos e estratégias; Construção de cenários. Balanced Scorecard; Escolas do Planejamento; Administração estratégica; Pensamento estratégico; Componentes da estratégia. Planejamento estratégico governamental e metodologias de diagnósticos e planejamento de situações. Diagnóstico organizacional (Parte I)
Planejar. Ambientes Organizacionais (externos, internos, controláveis e incontroláveis). Planejamento estratégico: Conceitos e evolução; Tipos de planejamento; Processo do planejamento estratégico; Desenvolvimento de planos táticos e operacionais; Diagnóstico interno e externo (análise SWOT); Definição de objetivos e estratégias; Construção de cenários. Balanced Scorecard; Escolas do Planejamento; Administração estratégica; Pensamento estratégico; Componentes da estratégia. Planejamento estratégico governamental e metodologias de diagnósticos e planejamento de situações. Diagnóstico organizacional (Parte II)
Conceito e tipos de organização. Organizar. Centralização, descentralização e delegação. Poder e autoridade
Liderar. Autoridade e liderança. Liderança e teorias de liderança
Motivação e teorias motivacionais
Comunicação e endomarketing
Controlar. Eficiência e eficácia nas organizações. Controle e desempenho organizacional. Controle estratégico e de desempenho. Indicadores de desempenho. Avaliação de empresas
Cultura organizacional. Clima organizacional
Organização, Sistemas Métodos (gestão por processos)
Administração da qualidade
Dinâmica de grupos (Trabalho em equipe)
Organização, Sistemas Métodos (Conceitos gerais)
Gestão de Pessoas: Conceito, evolução histórica, objetivos e funções; Modelos de gestão de pessoas
Administração de talentos humanos e do capital intelectual (Gestão do conhecimento)
Modelagem do trabalho nas organizações (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)
Sistema de remuneração; Programas de incentivos e benefícios
Qualidade de vida no trabalho
Comportamento humano nas organizações. Relações no trabalho (Gestão de Conflitos)
Comportamento humano nas organizações. Relações no trabalho (Negociação).
Administração Pública: Conceito, filosofia. Evolução da Administração Pública (patrimonialista, burocrática e gerencial) – Parte I
Administração Pública: Conceito, filosofia. Evolução da Administração Pública (patrimonialista, burocrática e gerencial) – Parte II
Planejar. Ambientes Organizacionais (externos, internos, controláveis e incontroláveis). Planejamento estratégico: Conceitos e evolução; Tipos de planejamento; Processo do planejamento estratégico; Desenvolvimento de planos táticos e operacionais; Diagnóstico interno e externo (análise SWOT); Definição de objetivos e estratégias; Construção de cenários. Balanced Scorecard; Escolas do Planejamento; Administração estratégica; Pensamento estratégico; Componentes da estratégia. Planejamento estratégico governamental e metodologias de diagnósticos e planejamento de situações. Diagnóstico organizacional (Parte I)