Classes de palavras: substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Colocação pronominal.
Classes de palavras: preposições e conjunções.
Classes de palavras: verbos. Tempos e modos verbais. Vozes verbais
Estruturação de orações e períodos.
Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo da crase.
Inferir o sentido de palavras e/ou expressões a partir do contexto. Estabelecer relações de sentido entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes. Reconhecer marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente). Identificar mecanismos linguísticos, semióticos e discursivos para a construção da coesão e de coerências textuais.
Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor.
Leitura, compreensão e interpretação textos diversos de diferentes gêneros. Marcas argumentativas. Identificar fato e opinião, informações explícitas e/ou não explícitas em um texto. Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto. Identificar objetivos discursivos do texto (informar, argumentar, relatar, expor, orientar, promover humor etc.). Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto. Analisar as características linguísticas próprias de textos multissemióticos. Analisar estratégias de argumentação e posicionamento autoral em gêneros diversos
Variedades e adequação de linguagem.
Estrutura dos textos oficiais.