Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
Planejamento. Ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional; Balanced scorecard. Negócio, missão, visão e valores nas organizações; Objetivos estratégicos, estratégias. Relacionamento entre estratégias e objetivos estratégicos; Mapa estratégico (Parte I)
Planejamento. Ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional; Balanced scorecard. Negócio, missão, visão e valores nas organizações; Objetivos estratégicos, estratégias. Relacionamento entre estratégias e objetivos estratégicos; Mapa estratégico (Parte II)
Controle e avaliação. Instrumento para Avaliação da Gestão Pública. Métodos de Avaliação de Desempenho. Indicadores de gestão. Gestão pública eficiente, eficaz e efetiva. Monitoramento e avaliação
Cultura e Clima Organizacional
Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos. Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA). Modelo de Excelência em Gestão Pública disponível no site: http://www.gespublica.gov.br/. Programa 5 S. PDCA
Gestão de pessoas (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Métodos de Avaliação de Desempenho (Gestão de desempenho)
Gestão de pessoas (Recrutamento e seleção)
Treinamento, Desenvolvimento Organizacional
Aprendizagem Organizacional (Gestão do conhecimento)
Gestão de pessoas (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)
Administração e governo – distinções. Administração gerencial. Decreto-Lei nº 200/1967 (Parte I)
Administração e governo – distinções. Administração gerencial. Decreto-Lei nº 200/1967 (Parte II)
Governança e governabilidade. Prestação de contas
convergências e diferença entre gestão pública e privada
Sistema de gestão pública: ética no serviço