Administração Geral: Conceito, princípios e origem da Administração. As funções administrativas (planejar, organizar, liderar e controlar); Os níveis da administração. Funções Organizacionais. Habilidades e papéis do Administrador.
Administração Geral: Conceito, princípios e origem da Administração. Teorias e Abordagens da Administração.
Planejar. Ambientes Organizacionais (externos, internos, controláveis e incontroláveis). Planejamento e Gestão Estratégica no Setor Público. Planejamento Estratégico: Conceitos e evolução; Tipos de planejamento; Processo do planejamento estratégico; Desenvolvimento de planos táticos e operacionais; Diagnóstico interno e externo (análise SWOT); Definição de objetivos e estratégias; Construção de cenários. Administração Estratégica: Escolas do planejamento; Componentes da estratégia; Pensamento estratégico; Balanced Scorecard (Parte I)
Planejar. Ambientes Organizacionais (externos, internos, controláveis e incontroláveis). Planejamento e Gestão Estratégica no Setor Público. Planejamento Estratégico: Conceitos e evolução; Tipos de planejamento; Processo do planejamento estratégico; Desenvolvimento de planos táticos e operacionais; Diagnóstico interno e externo (análise SWOT); Definição de objetivos e estratégias; Construção de cenários. Administração Estratégica: Escolas do planejamento; Componentes da estratégia; Pensamento estratégico; Balanced Scorecard (Parte II)
Conceito e tipos de organização. Organizar. Estruturas organizacionais; Departamentalização, estrutura de poder - centralização e descentralização. Organograma
Comportamento Humano nas Organizações: Motivação
Controlar. Controle e desempenho organizacional.
Clima organizacional; Cultura organizacional
Fluxogramas. Processos Organizacionais: Conceitos da abordagem por processos; Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processo; Processos e certificações da Serie ISO.
Administração de Projetos: Conceito de projetos; Tipos de projetos; Etapas do projeto; Planejamento de Projeto.
Administração da Qualidade.
Organização, Sistemas Métodos. Layout, formulários, manuais.
Recursos Humanos. Gestão de Pessoas/Recursos Humanos: Conceito, evolução histórica, objetivos e funções; Políticas e práticas de gestão de pessoas
Recursos Humanos (Gestão por competências)
Treinamento e desenvolvimento
Aprendizagem (Gestão do conhecimento. Organizações de aprendizagem)
Administração Pública no Brasil: Evolução da Administração Pública; Administração Pública patrimonialista, burocrática e gerencial (Parte I)
Administração Pública no Brasil: Evolução da Administração Pública; Administração Pública patrimonialista, burocrática e gerencial (Parte II)
Governabilidade, Governança e Accountability
Transparência controle e fiscalização
Gestão Pública Empreendedora (Gestão por resultados na produção de serviços públicos)
Gestão Pública Empreendedora
Formulação e Implementação de Políticas Públicas (Parte I)
Formulação e Implementação de Políticas Públicas (Parte II)
Noções de higiene e segurança no trabalho