O Ensino da Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): competências gerais, específicas e objetos de conhecimento.
5.Análise linguística: o texto (oral e escrito) como unidade privilegiada na análise-reflexão da língua(gem), os efeitos do sentido provocados pelos elementos linguísticos. Concepções de fala, língua e linguagem como discurso e processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia, discurso, enunciado, enunciação.
Práticas de multiletramentos e o uso das TICs na escola. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa
A norma padrão e as outras variedades linguísticas.
Oralidade: concepção, gêneros orais, oralidade e ensino da língua, particularidades do texto oral. Leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico,
Escrita: produção de texto na escola, papel do interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores linguísticos e discursivos da escrita, o trabalho da análise e revisão de reescrita de textos
Texto, gêneros discursivos. Intertextualidade, inferências.
Literatura e ensino, análise da natureza estética do texto literário.
Fundamentos da Educação. 9.Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas.
A didática e o processo de ensino/aprendizagem: estratégias e metodologias
A didática e o processo de ensino/aprendizagem: avaliação da aprendizagem.
A didática e o processo de ensino/aprendizagem: planejamento. Projeto político- pedagógico.
Os conhecimentos socioemocionais no currículo escolar.
LDBEN, atualizada - Lei federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Educação para as relações étnico-raciais.
Constituição Federal de 1988 (Artigo n° 205 ao n° 214)