Características gerais; semelhanças e diferenças. Constituição dos seres vivos: níveis de organização; células; tecidos; órgãos e, sistemas.
Classificação; características básicas dos grandes reinos; e, representantes. reprodução vegetal e animal; reprodução vegetal.
Classificação; características básicas dos grandes reinos; e, representantes. Reprodução animal.
Componentes de um ecossistema: cadeias e teias alimentares.
Digestão; respiração; circulação; e, excreção; locomoção e percepção sensorial; coordenação nervosa e hormonal; anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor humano; Drogas.
Gametogênese; gravidez e parto. Controle da reprodução. Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Preservação da saúde: defesas do organismo: imunização. Doenças adquiridas não transmissíveis e doenças adquiridas e transmissíveis. Meios de preservação da saúde. Saneamento básico.
Origem da vida; teoria e evidências da evolução; e, mecanismos de especiação.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): competências e habilidades. Procedimentos didático-pedagógicos em ciências: conteúdos; métodos; e, avaliação. Confronto entre suposições e dados obtidos por investigação. Proposição e solução de problemas: procedimentos que possibilitam aprendizagem. Relação de ensino-aprendizagem como relação entre sujeitos que estão envolvidos na construção de uma compreensão de fenômenos naturais e suas transformações; formação de atitudes; e, valores humanos. Formação da concepção de ciência; relações com tecnologia e sociedade. Procedimentos fundamentais que permitem investigação; comunicação; e, debate de fatos e ideias. Observação; experimentação; comparação; estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos e ideias; leitura e escrita de textos informativos.