Métodos de coleta, transporte, armazenamento e manipulação de amostras biológicas. Fatores que afetam a interpretação dos resultados de exames laboratoriais.
Métodos laboratoriais. Técnicas laboratoriais aplicadas aos analitos e marcadores bioquímicos.
Bioquímica Clínica I: Analitos do metabolismo dos carboidratos e lipídios. Marcadores de função renal. Correlação clínico-laboratorial dos marcadores bioquímicos.
Bioquímica Clínica II: Marcadores de função cardíaca, hepática. Correlação clínico-laboratorial dos marcadores bioquímicos.
Hematologia I: Morfologia das células sanguíneas. Coloração hematológica. Hemostasia.
Hematologia II: Determinação laboratorial de eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
Hematologia III: Doenças associadas aos eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
Microbiologia: Procedimentos laboratoriais para o diagnóstico microbiológico de materiais biológicos do trato urinário, genital, respiratório, intestinal, sangue, sistema nervoso central e secreções e líquidos em geral. Identificação microbiológica através de provas bioquímicas, enzimáticas, sorológicas, moleculares e perfil de suscetibilidade. Microbiologia: principais meios de cultura para bactérias e fungos. Testes de sensibilidade aos antimicrobianos (Kirby–Bauer) e determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM).
Urinálise: Exame físico, químico, bioquímico e citológico: técnicas e correlação laboratoriais.
Exame físico, químico, bioquímico e citológico dos líquidos corporais: técnicas e correlação laboratoriais.
Diagnóstico laboratorial: técnicas e procedimentos aplicados ao diagnóstico das doenças parasitárias de interesse humano.
Técnicas de biologia molecular: extração e amplificação de ácidos nucleicos, sequenciamento de DNA, sequenciamento de nova geração, análise de microarranjos. Aplicação clínica das técnicas de biologia molecular.
Controle de qualidade em análises clínicas.
Triagem clínica, hematológica e coleta de sangue do doador. Exames sorológicos, hematológicos e microbiológicos para doadores de sangue. Imuno-hematologia do doador e do receptor. Controle de qualidade de hemocomponentes. Legislação e normas técnicas vigentes em hemoterapia.
Processamento e preservação de hemocomponentes.
Código de Ética da função.
Análise físico-química de alimentos
Análise microbiológicas de alimentos