Punção venosa periférica: utilização do garrote, antissepsia, coleta a vácuo e com seringa. Anticoagulantes utilizados em análise laboratorial: no exame bioquímico, hematológico e coagulograma.
Vidraria de laboratório e sua utilização.
Matemática de laboratório: diluições seriadas, regra de três simples, percentual e solução molar.
Fundamentos: identificação dos diversos equipamentos de um laboratório, sua utilização e conservação. Balanças, estufas, microscópios, centrífugas. Manuseio correto de aparelhos e materiais utilizados para fins diagnósticos em laboratório de patologia clínica. Noções de microscopia: microscópios e estereomicroscópios, suas partes, manuseio e cuidados. Métodos de estudo em microscopia: mediato e imediato. Noções de centrifugação: princípios de funcionamento, posicionamento dos tubos de ensaio no rotor, precaução para retirada do material. Potenciometria: calibração do potenciômetro e determinação do pH. Pesagem: operacionalização de balanças e analíticas e semi-analíticas.
Espectrofotometria: absorbância, transmitância e curva de calibração.
Hematologia. Preparação de estiraço, coloração dos preparados citológicos.
Imunologia II. Técnicas sorológicas utilizadas no diagnóstico das patologias humanas. Classificação sanguínea do sistema ABO/Rh, prova cruzada, Coombs e pesquisa de anticorpos irregulares.
Imunologia III: Técnicas sorológicas utilizadas no diagnóstico das patologias humanas.
Bacteriologia: coloração de Gram, preparo de meios de cultura, uso do swab para coleta de secreções (oral, nasal e vaginal). Preparo dos meios de cultura, soluções, reagentes e corantes. Coloração de Gram e de Ziehl-Neelsen. Semeio dos diversos materiais biológicos para cultura. Aplicação e execução de técnicas bacteriológicas para o diagnóstico das doenças infecciosas. Preparo de estiraço, coloração dos preparados citológicos.
Urinálise: coleta de urina para sumário, uso de tiras reagentes, classificação do aspecto da urina e determinação do volume urinário.
Exame parasitológico de fezes: classificação do material fecal. Preparo das fezes para filtração e exame de sedimentação espontânea.
Princípios de Biossegurança. Lavagem e esterilização de material. Identificação dos métodos mais utilizados na lavagem, esterilização e desinfecção em laboratório: autoclavação, esterilização em estufa, soluções desinfetantes. Métodos de prevenção e assistência a acidentes de trabalho.
Ética em laboratório de análises clínicas.
Protocolos de Segurança do Paciente
Política de Segurança do Paciente
Constituição Federal, artigos de 194 a 200.