Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea.Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento. A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação. Fundamentos da educação: teorias e concepções pedagógicas. Tendências pedagógicas. Antropologia. Conhecimentos da prática de ensino: processo e conteúdo de ensino aprendizagem;
A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. Organização do processo didático: estratégias e metodologias. Método didático. Métodos e técnicas. Estratégias metodológicas; e, indicadores para a ação pedagógica em diferentes contextos educativos.
Organização do processo didático: avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Avaliação escolar. Conhecimento, avaliação e cotidiano escolar
Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Projetos de trabalho. Interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo. Elementos da cultura escolar: saber escolar; Currículo e construção do conhecimento: a organização do tempo e do espaço escolar; Projetos de trabalho; e, interdisciplinaridade. Currículo e cultura: elementos da cultura escolar (saber escolar; método didático; fundamento das relações coletivas; e, trabalho docente).
As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. Bases psicológicas da aprendizagem; teorias de aprendizagem; condições para aprendizagem; Andragogia: a teoria da aprendizagem dos adultos. Infância e práticas cotidianas: contribuição da psicologia. Conhecimentos da prática de ensino: processo e conteúdo de ensino-aprendizagem; Linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Temas contemporâneos: bullying
A pesquisa na prática docente. (Somente PDF)
Principais aspectos históricos da educação brasileira.
Organização do processo didático: planejamento. A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Temas contemporâneos: diversidade
Temas contemporâneos: sexualidade
Políticas de Educação Especial e Inclusiva
Gestão da aprendizagem. (Somente PDF)
Professor: formação e profissão. (Somente PDF)
A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento. (Somente PDF)
Educação na Constituição Federal de 1988 - 205 a 214.
LDB - Lei Federal no 9394/1996;
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais;
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)