ADMINISTRAÇÃO GERAL: Conceitos básicos. Funções da Administração.
Processo de planejamento. Planejamento estratégico: Análise SWOT, Planejamento baseado em cenários. Balanced Scorecard (Parte I)
Processo de planejamento. Planejamento estratégico: Análise SWOT, Planejamento baseado em cenários. Balanced Scorecard (Parte II)
Tipos de Organizações, estruturas organizacionais, organogramas
Comportamento organizacional. Motivação.
Controle administrativo, avaliação. Indicadores de desempenho.
Processo decisório: técnicas de análise, tipos de decisões, solução de problemas.
Avaliação de programas e projetos públicos (Gestão de projetos)
Gestão estratégica de pessoas. (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Treinamento e desenvolvimento.
Negociação (Gestão de Conflitos)
Paradigmas da Administração Pública e reformas administrativas: Administração Pública burocrática; estado do bem-estar social; a nova gestão pública (Parte I)
Paradigmas da Administração Pública e reformas administrativas: Administração Pública burocrática; estado do bem-estar social; a nova gestão pública (Parte II)
Governança: princípios e fundamentos da governança pública; governabilidade; accountability.
Controle social e participação. Transparência
Gestão por resultados no setor público: metodologias de gestão
Gestão por resultados no setor público: metodologias de gestão (Empreendedorismo Governamental)
Estado e políticas públicas: formulação e avaliação de políticas públicas, instituições, arranjos e as políticas públicas (Parte I)
Estado e políticas públicas: formulação e avaliação de políticas públicas, instituições, arranjos e as políticas públicas (Parte II)
Ética e integridade no serviço público.
O orçamento público no Brasil. Plano plurianual. Diretrizes orçamentárias. Orçamento anual. Outros planos e programas.
Ciclo orçamentário. Processo orçamentário. Sistema e processo de orçamentação.