O processo de humanização e a dinâmica da formação das sociedades humanas na pré-história. 2.2 A organização sociopolítica, econômica, cultural religiosa do Egito, Núbia, Kush, Méroe, Napata, Mesopotâmia, Palestina, Fenícia, Pérsia, sua dinâmica, relações, rupturas e transformações
Grécia e Roma, sua dinâmica, relações, rupturas e transformações
A organização sociopolítica, econômica, cultural e religiosa da sociedade europeia do século V ao XV; sua dinâmica, relações, rupturas e transformações.
A organização sociopolítica, econômica, cultural e religiosa das civilizações pré-colombianas: maias, incas e astecas. A organização sociopolítica, econômica, cultural religiosa dos reinos africanos no século V ao XV sua dinâmica, relações, rupturas e transformações.
Dinâmica, relações, rupturas e transformações da sociedade europeia do século XV ao XVIII
Dinâmica, relações, rupturas e transformações da sociedade europeia do século XV ao XVIII
Brasil Colonial - aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais
Dinâmica, relações, rupturas e transformações da sociedade europeia do século XV ao XVIII
Brasil Colonial - aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, a crise do Sistema Colonial
Dinâmica, relações, rupturas e transformações das sociedades europeia, americana, africana e asiática do século XVIII ao século XIX
Primeiro Reinado. Período Regencial. Segundo Reinado.
Dinâmica, relações, rupturas e transformações das sociedades europeia, americana, africana e asiática no século XIX; Imperialismo.
Brasil Republicano - República Velha.
Guerra Fria. América Latina no século XX: governos populistas, ditaduras militares e processos de redemocratização
Era Vargas. República Liberal Populista.
Ditadura Militar. Redemocratização. Brasil na Atualidade.
Concepções do pensamento histórico, a dinâmica historiográfica e sua influência no ensino da história. Memória, oralidade e cotidiano no ensino de história. Currículo: cultura, gênero, direitos humanos, meio ambiente, história local e diversidade étnico racial no ensino de história, novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história. Novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história. Aspecto avaliativo no ensino de história.