Concepções históricas, filosóficas e sociológicas da educação brasileira.Tendências e Pensamento pedagógico brasileiro. Teorias educacionais na relação professor-aluno, escola-comunidade. Fundamentos da Educação: abordagens históricas e filosóficas. Relações entre Escola, Estado e Sociedade.Tendências e concepções educacionais: aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa.
Concepção de Educação Integral.
A organização do currículo por áreas de conhecimento e o Currículo orientado para a construção de competências. Organização curricular. Interdisciplinaridade. Educação, Currículo e Diversidade.
Didática e a prática pedagógica do professor. Didática e processo ensino- aprendizagem: saberes escolares, métodos e técnicas, recursos didáticos, monitoramento, avaliação do processo ensino- aprendizagem, manejo da sala de aula. A didática e suas relações com o ensino. Componentes do processo de ensino: métodos; técnicas; e, meios.
Alfabetização e Letramento.
Letramento digital. Multiletramentos. Multimodalidade.
O uso de tecnologias da informação na comunicação em sala de aula. uso de tecnologias digitais em sala de aula.
Sistemas de Avaliação em larga escala e a Avaliação da Aprendizagem. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Avaliação da Educação Básica e Indicadores de qualidade na Educação.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
BNCC: estrutura e introdução
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: NORMATIVOS SELECIONADOS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: PNRAEB
O Plano Nacional de Educação vigente
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Resolução n. 1, de 17 de junho de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Educação Inclusiva: diversidade étnico-racial, sexual e de gênero e a promoção da Igualdade.