Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental para a disciplina de Língua Portuguesa.
Variação linguística e preconceito linguístico, observando os níveis de linguagem presentes em gêneros textuais
As tecnologias da comunicação e de informação no ensino da Língua Portuguesa. Hipertexto. A linguagem virtual mediante a visão da Semiótica.
Gêneros Textuais. Identificação dos gêneros. A função social do uso dos gêneros. Confronto de diferentes gêneros identificando as semelhanças e diferenças
Ideia principal. Compreensão textual versus interpretação textual. Compreensão interpretativa. Propósito do autor. Informações implícitas. Distinção entre fato e opinião. Organização retórica: generalização, exemplificação, descrição, definição, exemplificação/especificação, explanação, classificação e elaboração. Seleção de inferência: compreensão crítica.
Compreensão literal - relações de coerência. Ideia de coerência. Detalhes de apoio. Relações de causa e efeito. Sequência temporal. Sequência espacial. Relações de comparação e contraste. Relações coesivas: referência, substituição, elipse e Repetição. Indícios contextuais: definição, exemplos, recolocação, estruturas paralelas, conectivos, repetição de palavras-chave. Condições de textualidade.
Relações de sentido entre palavras: sinonímia/antonímia, hiperonímia/hiponímia, campo semântico.
A linguagem literária. Elementos da teoria literária
Relações contextuais e intertextuais entre gêneros textuais, épocas, autores e mídias na literatura brasileira. Produções artísticas de diferentes momentos históricos e tendências culturais, mediante análise de textos e obras no Brasil.
Uso de estruturas verbais e nominais (substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais, advérbios e interjeições).
Uso de estruturas verbais e nominais (preposições e conjunções).
Uso de estruturas verbais e nominais (verbos).
Descrição linguística aplicada ao texto: palavras, morfemas. Estrutura e formação de palavras.
Descrição linguística aplicada ao texto: orações, sintagmas. Análise de textos, identificando a estrutura da frase: modos de construção de orações segundo diferentes perspectivas de ordenação, observando-se os aspectos semânticos. Colocação como fator de modificação e geração de sentido do texto.
Concordância como fator de modificação e geração de sentido do texto.
Regência como fator de modificação e geração de sentido do texto.
Uso do vocábulo, quanto ao seu valor e significação dentro do texto.
Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) Parte I.
Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) Parte II.
Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) Parte III.