A Linguagem: norma culta e variedades;
Letramento no cotidiano escolar.
Leitura e interpretação de textos; estilo; discurso (direto, indireto e indireto livre). ) Textualidade – o texto, o contexto e a construção dos sentidos; Intertextualidade e polifonia
Textualidade –coesão e coerência;
Semântica: denotação, conotação, figuras de linguagem, polissemia e ambiguidade;
Fases da Literatura Brasileira
Ortoepia / Prosódia. Fonologia: letra, fonema, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, separação silábica.
Classes de palavras: identificação, flexões, emprego e valores semânticos – substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios, interjeições.
Classes de palavras: identificação, flexões, emprego e valores semânticos - preposições e conjunções.
Classes de palavras: identificação, flexões, emprego e valores semânticos – pronomes.
Classes de palavras: identificação, flexões, emprego e valores semânticos – verbos. Tempos e modos verbais.
Classes de palavras: identificação, flexões, emprego e valores semânticos verbos - Correlação e vozes verbais.
Morfossintaxe: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração.
Relações sintáticas: coordenação e subordinação
Aspectos filosóficos da Educação (Tendências Pedagógicas).
Aspectos sociológicos da Educação.
Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.
Currículo. Interdisciplinaridade.
Perspectiva Histórica da Educação.