Educação na CF88 - 205 a 214
Lei Federal nº 9.394/1996, e atualizações;
Parâmetros Curriculares Nacionais
Diretrizes Curriculares Nacionais: DCNGEB
Diretrizes Curriculares Nacionais: DCN-DH
Diretrizes Curriculares Nacionais: DCN-RER
Principais aspectos históricos da educação brasileira.
Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação.
A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Temas contemporâneos: sexualidade e gênero
Temas contemporâneos: relações etnico-raciais
A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento.
Professor: formação e profissão.
A pesquisa na prática docente.
Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento.A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas.
Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo.
A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Projetos de trabalho. Interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo.
O espaço da sala de aula como ambiente interativo (relação Professor e aluno)
As concepções de aprendizagem aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais.
Temas contemporâneos: bullying