O papel dos gerentes. Ambiente das empresas. Funções administrativas. Processos organizacionais. Níveis administrativos.
Evolução histórica. Enfoque comportamental. Pensamento sistêmico.
Estratégia empresarial. Administração estratégica. Planejamento da ação empresarial. Análise administrativa. Planejamento Estratégico: conceitos. Princípios. Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. Elaboração e implementação do planejamento estratégico: diagnóstico estratégico. Missão, visão e valores. Análise externa e interna. Análise dos concorrentes. Objetivos e desafios empresariais. Estratégias empresariais. Controle e avaliação do planejamento estratégico (Parte I)
Estratégia empresarial. Administração estratégica. Planejamento da ação empresarial. Análise administrativa. Planejamento Estratégico: conceitos. Princípios. Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. Elaboração e implementação do planejamento estratégico: diagnóstico estratégico. Missão, visão e valores. Análise externa e interna. Análise dos concorrentes. Objetivos e desafios empresariais. Estratégias empresariais. Controle e avaliação do planejamento estratégico (Parte II)
Administração e organizações. Organização da ação empresarial. Organização, amplitude do controle, departamentalização e descentralização, estruturas organizacionais. Linha e assessoria. Distribuição do trabalho
Liderança. Direção da ação empresarial.
A interação entre pessoas e organizações (Comunicação)
Controle da ação empresarial
Desenvolvimento organizacional (Gestão da mudança)
Alguns aspectos das decisões (Processo decisório)
Administração de processos na era digital. Métodos e processos. Processos empresariais. Gestão de processos
Escola da qualidade. Modelo japonês de administração. Novas tecnologias gerenciais, aplicação e impacto nas organizações. O cliente na gestão pública e a excelência em serviços públicos (Gestão da qualidade)
A interação entre pessoas e organizações (Trabalho em equipe)
Governança nas organizações.
Administração empreendedora (Empreendedorismo)
Organização Sistemas e Métodos. Métodos e processos. Formulários, layout e manuais e organização. Sistema de informações gerenciais: conceitos básicos
Administração de Recursos Humanos: O sistema de administração de Recursos Humanos. Monitoração de recursos humanos
Recrutamento e seleção de pessoal.
Treinamento e desenvolvimento de pessoal.
Aprendizagem (Gestão do conhecimento)
Desenho, descrição e análise de cargos.
Administração de salários e planos de benefícios.
Qualidade de vida no trabalho.
A interação entre pessoas e organizações (Gestão de Conflitos)
A interação entre pessoas e organizações (Negociação)
Modelos de administração pública. Histórico, evolução e reformas da administração pública no Brasil (Parte I)
Modelos de administração pública. Histórico, evolução e reformas da administração pública no Brasil (Parte II)
Governabilidade, governança e accountability.
Noções de políticas públicas (Parte I)
Noções de políticas públicas (Parte II)
O cliente na gestão pública e a excelência em serviços públicos (Atendimento)