Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.
Não será abordado:
Fundamentos da Educação e da Pedagogia Social; Concepções de educação e papel social do pedagogo; Pedagogia Social: histórico, fundamentos teóricos e práticas socioeducativas; Educação formal, não formal e informal: distinções e complementaridades; Dimensões éticas e políticas da ação pedagógica social. Planejamento e Execução de Projetos Socioeducativos Planejamento participativo e diagnóstico comunitário ;Elaboração de projetos e planos de ação intersetoriais; Acompanhamento e avaliação de atividades socioeducativas; Relatórios, registros pedagógicos e sistematização de experiências; Metodologias Ativas e Práticas Pedagógicas: Inclusivas Metodologias ativas de aprendizagem (projetos, oficinas, rodas de conversa, mediação de leitura); Políticas Públicas de Educação e Assistência Social: Política Nacional de Assistência Social (PNAS); Sistema de Garantia de Direitos; Intersetorialidade entre educação, assistência social, saúde e cultura; Atuação do pedagogo em CRAS, CREAS e Centros Comunitários. Educação Social e Não Formal: Concepções e práticas da Educação Social; Espaços e tempos educativos não escolares; Mediação cultural, arte, esporte e lazer como instrumentos educativos; Projetos sociais e fortalecimento da cidadania; O educador social como agente de transformação e inclusão.Mediação de Conflitos e Fortalecimento de Vínculos: Estratégias de escuta, diálogo e mediação pedagógica; Construção de vínculos familiares e comunitários; Dinâmicas de grupo e práticas de convivência; Prevenção da violência e da exclusão social; Comunicação não violenta e cultura de paz. Avaliação e Acompanhamento de Processos Socioeducativos Instrumentos de registro, observação e avaliação; Indicadores qualitativos e quantitativos de impacto social; Acompanhamento familiar e relatórios socioeducativos; Ética e sigilo nas informações. Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Eja e Educação Social) Princípios e fundamentos da EJA; Metodologias participativas e dialógicas; Educação intergeracional e permanente; Experiências pedagógicas emancipatórias; Alfabetização e letramento sob a perspectiva social. Diversidade Cultural, Ética e Cidadania Educação para direitos humanos e convivência democrática; Cidadania ativa e ética na prática pedagógica.
Legislação Educacional e Social Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003); ; Lei nº 8.742/1993 – LOAS e SUAS; Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016). Trabalho Interdisciplinar e Intersetorial. Relações entre educação, saúde, cultura e assistência social; Planejamento integrado e trabalho em equipe multiprofissional; Comunicação e cooperação entre serviços; Estratégias de acompanhamento familiar e comunitário. Elaboração de Relatórios e Registros Pedagógicos. Técnicas de observação e registro; Relatórios descritivos e avaliativos; Diagnósticos sociais e pareceres pedagógicos; Linguagem técnico-administrativa e clareza na comunicação institucional. Ética Profissional e Compromisso Social do Pedagogo Código de Ética do Profissional da Educação; Postura profissional, sigilo e responsabilidade social; Valorização da diversidade e da dignidade humana;
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