Habilidade técnica e comportamental (Conceitos introdutórios de administração)
Conhecimento das teorias administrativas: evolução do pensamento administrativo no contexto histórico, político econômico e social; a administração como ciência; os primórdios da administração; as teorias no âmbito das abordagens clássica, humanística, neoclássica, estruturalista e comportamental (Teorias da Administração)
Administração participativa (Parte I)
Administração participativa (Parte II)
Modelos de organização; centralização e descentralização de uma organização; a delegação de competência; sistema de responsabilidade; de autoridade e de decisão; estruturas organizacionais os tipos de estruturas: departamentalização; organização linear, organização funcional e organização linha-staff; estratégias, aplicação, tipos, funções técnicas, características, gráficos de representação da estrutura organizacional, organogramas
Concepções e processo de comunicação organizacional: importância e relevância do processo de comunicação para o gerenciamento da organização.
O processo de tomada de decisão na história do pensamento administrativo
Fluxogramas (Gestão por processos)
Gerenciamento e trabalho em equipe
Organização, Sistemas e Métodos: a gestão dos processos gerenciais de organização, de sistemas, de métodos e de consolidação, manual de organização, formulários
Administração de Recursos Humanos. Gestão de pessoas (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Avaliação de desempenho. Análise de desempenho e potencial
Procedimentos de recrutamento, seleção
Treinamento, desenvolvimento; integração
Aprendizagem organizacional: análise das necessidades internas e externas, construção do conhecimento.
Estrutura de carreira (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)
Remuneração, benefícios, vantagens
Administração de conflitos