Processo de ensinar e aprender. Desenvolvimento da motricidade, linguagens e cognição da criança (Psicologia da Educação)
Didática e organização do ensino. Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. (Didática).
Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais (Disciplinas).
Alfabetização e letramento. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. As etapas do processo de alfabetização.
Avaliação na Educação Infantil. A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento.
Novas tecnologias da informação e comunicação e a sua contribuição com a prática pedagógica.
Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 (arts. 205 a 214).
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Base Nacional Comum Curricular – BNCC
Plano Nacional de Educação – PNE - Lei no 13.005 de 25 de junho de 2014.
Resolução no 04/2010 CNE/CEB que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica.
Livro de Educação Infantil. Conceitos, normativos e diretrizes. Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil (rotina, sequência didática, projetos pedagógicos). Ludicidade na Educação Infantil. Desenvolvimento da motricidade, linguagens e cognição da criança.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos- Resolução CNE-CEB no 07/2010;
A função social da escola;
EJA - conceitos, resoluções e normativos.
Lei nº. 13.146/15 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – PARTE I
Lei nº. 13.146/15 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – PARTE II
Lei nº. 13.146/15 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – PARTE III
Base Nacional Comum Curricular no Ensino Fundamental Anos Iniciais: fundamentação, orientações didáticas, natureza, áreas do conhecimento, competências específicas das áreas do conhecimento.
Didática e organização do ensino. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.
Inclusão educacional e respeito à diversidade. Lei Brasileira de Inclusão