Conceitos e princípios da Administração. Processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. Competências do Administrador.
Abordagem das escolas da Administração.
Planejamento. Instrumentos e metodologias organizacionais. Gestão estratégica: A etapa de diagnóstico no planejamento estratégico; A etapa de formulação no planejamento estratégico; A etapa de implementação no planejamento estratégico; Modelos de ferramentas para formulação de estratégias competitivas. Balanced Scorecard (BSC). Principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas (Parte I)
Planejamento. Instrumentos e metodologias organizacionais. Gestão estratégica: A etapa de diagnóstico no planejamento estratégico; A etapa de formulação no planejamento estratégico; A etapa de implementação no planejamento estratégico; Modelos de ferramentas para formulação de estratégias competitivas. Balanced Scorecard (BSC). Principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas (Parte II)
Organização. Estruturas organizacionais.
Direção. Liderança, poder e autoridade.
Comportamento organizacional: As pessoas na organização. Motivação e trabalho.
Controle. A etapa de controle no planejamento estratégico
Clima e Cultura Organizacional.
Processos organizacionais. Conceitos e classificação de processos. Modelagem de processos de negócios. Metodologia de gerenciamento de processos. Avaliação de desempenho dos processos. Instrumentos e metodologias organizacionais.
Gerenciamento de Projetos: O projeto e a organização. Organizando o projeto no tempo. Gerenciamento de custos e equipes em projetos. Análise de riscos e qualidade. Instrumentos e metodologias organizacionais.
Excelência nos serviços públicos. Instrumentos e metodologias organizacionais (Gestão da qualidade)
Desenvolvimento de equipes de alta performance (Trabalho em equipe)
O papel do RH estratégico (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Gerenciamento de Desempenho
Treinamento, Desenvolvimento e Educação corporativa.
Organizações de Aprendizagem (Gestão do conhecimento)
Gestão de Conflitos (Negociação)
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público (Gestão por resultados na produção de serviços públicos)
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Marketing: fundamentos e o processo de administração de marketing. Conexão com os clientes: criação de relacionamentos, análise de mercados, segmentação. Gestão integrada de canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Marketing de Serviços (Parte I)
Marketing: fundamentos e o processo de administração de marketing. Conexão com os clientes: criação de relacionamentos, análise de mercados, segmentação. Gestão integrada de canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Marketing de Serviços (Parte II)
Marketing: fundamentos e o processo de administração de marketing. Conexão com os clientes: criação de relacionamentos, análise de mercados, segmentação. Gestão integrada de canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Marketing de Serviços (Parte III)