Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros
Código brasileiro de autorregulamentação publicitária.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Fundamentos da atividade jornalística: objetividade, imparcialidade, interesse público e ética jornalística. Técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística aplicadas à comunicação institucional. Gêneros do texto jornalístico: notícia, reportagem, artigo, editorial, release e nota oficial. Técnicas de redação jornalística: LEAD, SUBLEAD, pirâmide invertida, critérios de seleção, redação e edição. Redação e revisão de conteúdo para veículos institucionais: boletins, sites, redes sociais e releases. Reportagem assistida por computador e jornalismo de dados: coleta, cruzamento e visualização de dados públicos. Planejamento, produção e pós-produção de reportagens e conteúdos diversos em mídia impressa, digital, sonora e audiovisual.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Fundamentos da atividade jornalística: objetividade, imparcialidade, interesse público e ética jornalística. Técnicas de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística aplicadas à comunicação institucional. Gêneros do texto jornalístico: notícia, reportagem, artigo, editorial, release e nota oficial. Técnicas de redação jornalística: LEAD, SUBLEAD, pirâmide invertida, critérios de seleção, redação e edição. Redação e revisão de conteúdo para veículos institucionais: boletins, sites, redes sociais e releases. Reportagem assistida por computador e jornalismo de dados: coleta, cruzamento e visualização de dados públicos. Planejamento, produção e pós-produção de reportagens e conteúdos diversos em mídia impressa, digital, sonora e audiovisual.
Telejornalismo e radiojornalismo - Planejamento, produção e pós-produção de reportagens e conteúdos diversos em mídia impressa, digital, sonora e audiovisual.
Webjornalismo - Criação de conteúdo jornalístico e publicitário para redes sociais, com monitoramento de métricas (alcance, engajamento, impacto). Estruturação e produção de conteúdo para internet e mídias sociais.
Comunicação organizacional - Análise de públicos e stakeholders: comportamento, perfil e segmentação de audiência. Planejamento e execução de campanhas de comunicação institucional e educativa. Gestão de reputação corporativa e imagem pública da instituição.
Assessoria de Imprensa - Comunicação em situações de crise: planejamento, resposta e prevenção. Assessoria de comunicação: relacionamento com a imprensa, media training e apoio a gestores e setores internos. Levantamento de pautas jornalísticas de interesse institucional e participação em eventos.
Eventos - Ações de relações públicas voltadas ao público interno e externo. Organização de programas de visitas, reuniões sociais, eventos, exposições, concursos e ações cerimoniais.
Noções de Audiovisual - Planejamento, produção e pós- produção de reportagens e conteúdos diversos em mídia impressa, digital, sonora e audiovisual.
História da Comunicação - História da mídia e sua relação com a sociedade.