Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.
Não será abordado:
Indicadores do IDEB do Município. Principais influências e pensadores na área. Bioética
aplicada à psicopedagogia. (Lei no 12.796/2013). Outras teorias contemporâneas:
Bronfenbrenner, Gardner, Kohlberg. Aspectos do Desenvolvimento Humano: Desenvolvimento
cognitivo: memória, pensamento, resolução de problemas. Desenvolvimento emocional:
reconhecimento e regulação de emoções. Desenvolvimento social: interação com pares,
formação de identidade. Desenvolvimento moral: juízos morais, desenvolvimento de valores.
Desenvolvimento motor: habilidades motoras finas e grossas. Sociointeracionismo: teoria da
aprendizagem social (Bandura), Humanismo: autoatualização (Maslow), aprendizagem
experiencial (Rogers). Processos de Aprendizagem: Mecanismos da memória: codificação,
armazenamento, recuperação. Atenção e concentração: fatores que influenciam, técnicas para
melhoria. Motivação: intrínseca e extrínseca, teorias motivacionais (Maslow, Deci e Ryan).
Estratégias de ensino: métodos ativos, ensino problematizado, aprendizagem colaborativa.
Diagnóstico Psicopedagógico. Avaliação Psicopedagógica: Anamnese e entrevista inicial: coleta
de história clínica e escolar, identificação de queixas. Observação clínica e institucional: análise
do comportamento em diferentes contextos. Aplicação e interpretação de testes
psicopedagógicos: testes padronizados, inventários, escalas de desenvolvimento. Técnicas de
avaliação qualitativa: estudos de caso, análise de produções escolares, entrevistas com
professores e pais. Construção de hipóteses diagnósticas: identificação de fatores
predisponentes, desencadeantes e mantenedores. Instrumentos e Ferramentas de Avaliação:
Testes de inteligência: WISC, Raven, Bender. Testes de habilidades cognitivas: testes de
memória, atenção, funções executivas. Testes de aptidão e interesse: avaliação de habilidades
específicas, inventários vocacionais. Escalas de desenvolvimento: Vineland, Escala de
Desenvolvimento Infantil de Denver. Questionários de comportamento: CBCL, SDQ.
Intervenção Psicopedagógica. Abordagens e Métodos de Intervenção: Abordagem cognitivo-
comportamental: técnicas de modificação de comportamento, treino de habilidades sociais.
Abordagem construtivista: aprendizagem baseada em projetos, uso de jogos e atividades
lúdicas. Abordagem sociointeracionista: ensino colaborativo, mediação pedagógica. Terapias
expressivas e integrativas: arteterapia, musicoterapia, ludoterapia. Planejamento e
Implementação de Intervenções: Elaboração de planos de intervenção individualizados:
definição de objetivos, estratégias e métodos. Técnicas e estratégias de intervenção: reforço
positivo, modelagem, resolução de problemas. Acompanhamento e reavaliação: monitoramento
do progresso, ajustes no plano de intervenção. Intervenção em Contextos Diversificados:
Intervenção em ambiente escolar: apoio pedagógico, desenvolvimento de habilidades
acadêmicas, programas de inclusão. Intervenção em ambiente clínico: terapia individual e em grupo, apoio psicológico. Intervenção em ambiente familiar: orientação a pais, fortalecimento de
vínculos familiares, estratégias de comunicação. Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem.
Identificação e Caracterização: Dislexia: características, avaliação, estratégias de intervenção.
Discalculia: tipos, diagnóstico, técnicas de apoio. Disgrafia: causas, diagnóstico, abordagens
terapêuticas. TDAH: sintomas, avaliação multidisciplinar, intervenção psicopedagógica.
Transtornos do Espectro Autista (TEA): diagnóstico diferencial, estratégias de ensino e
intervenção. Distúrbios emocionais e comportamentais: identificação, manejo, suporte
psicopedagógico. Intervenção Psicopedagógica em Transtornos de Aprendizagem: Estratégias
de intervenção específicas para cada transtorno. Técnicas de reforço positivo e motivação.
Colaboração com profissionais de saúde (psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais) e
educação (professores, coordenadores pedagógicos). Psicopedagogia Institucional. Atuação
em Contextos Educacionais: Papel do psicopedagogo na escola: suporte a alunos, orientação a
professores, desenvolvimento de políticas inclusivas. Desenvolvimento de projetos educativos:
planejamento, implementação, avaliação. Programas de prevenção e promoção da saúde
mental escolar: identificação precoce de dificuldades, promoção de ambientes saudáveis.
Consultoria e Assessoria Psicopedagógica: Apoio a professores e equipes pedagógicas:
formação continuada, estratégias de ensino inclusivas. Orientação a pais e responsáveis:
desenvolvimento de habilidades parentais, manejo de dificuldades escolares. Desenvolvimento
de políticas e práticas inclusivas: criação de ambientes de aprendizagem acessíveis e
equitativos. Gestão e Administração Escolar: Planejamento e organização de programas
psicopedagógicos: definição de metas, alocação de recursos. Avaliação institucional:
diagnóstico de necessidades, desenvolvimento de intervenções. Liderança e coordenação de
equipes multidisciplinares: promoção de trabalho colaborativo, desenvolvimento de
competências. Psicopedagogia e Tecnologia. Uso de Tecnologias na Psicopedagogia:
Ferramentas digitais de avaliação e intervenção: plataformas de aprendizagem, software de
avaliação. Plataformas de ensino a distância e aprendizado digital: desenvolvimento de
conteúdos, metodologias de ensino online. Aplicativos e software de apoio psicopedagógico:
monitoramento de progresso, comunicação com famílias e escolas. Inovação na Prática
Psicopedagógica: Realidade virtual e aumentada na intervenção psicopedagógica: simulações
de ambientes de aprendizagem, uso de tecnologias imersivas. Uso de jogos e recursos
multimídia no processo de aprendizagem: gamificação, recursos interativos. Monitoramento e
acompanhamento remoto de alunos: telessaúde, plataformas de comunicação online.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz
com alunos, pais e equipe multidisciplinar: técnicas de escuta ativa, feedback construtivo.
Técnicas de entrevista e aconselhamento: abordagem centrada no cliente, construção de
rapport. Empatia e habilidades interpessoais: desenvolvimento de competências emocionais,
resolução de conflitos. Educação Inclusiva: Desafios e Paradigmas. Estratégias Pedagógicas
de inclusão. BNCC:( Educação Infantil e Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental).
Conteúdos do Curso Didática (Cargo de Professores)
Psicologia do Desenvolvimento. Teorias do Desenvolvimento: Piaget: estágios de
desenvolvimento cognitivo, conceitos de assimilação, acomodação e equilíbrio. Vygotsky: zona
de desenvolvimento proximal, mediação, papel da linguagem no desenvolvimento. Erikson:
estágios psicossociais, crises de desenvolvimento. Freud: desenvolvimento psicosexual, id, ego
e superego.e Professor)Psicologia da Aprendizagem. Teorias da Aprendizagem:
Comportamentalismo: condicionamento clássico (Pavlov), condicionamento operante (Skinner). Cognitivismo: teoria do processamento da informação, aprendizagem significativa
(Ausubel).mediação e zona de desenvolvimento proximal (Vygotsky).Construtivismo:
construção ativa do conhecimento (Piaget, Vygotsky). Avaliação da aprendizagem: diagnóstica,
formativa e somativa.
Para que você receba o reembolso do valor investido é necessário enviar um e-mail, por meio da nossa Central de Ajuda, clicando na aba de "Contato", na parte superior do nosso site.
Feito isso, basta clicar em "Enviar uma solicitação" e, na página seguinte, selecionar a opção de "Cancelamento", como área de envio, e descrever sua solicitação.
A fim de otimizar seu atendimento, seguem algumas dicas: