Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico; Instrumentos de avaliação: critérios de seleção, avaliação e interpretação dos resultados; Tipos e técnicas de entrevista; Testes psicológicos.
Elaboração de laudos, pareceres, relatórios e outros documentos psicológicos; Resolução CFP nº 06/2019.
Teorias e técnicas psicoterápicas; Acolhimento, orientação, aconselhamento e escuta psicológica.
Psicopatologia 2; O sofrimento mental e suas implicações individuais, familiares e sociais.
A atuação do psicólogo na Educação: o trabalho da Psicologia na assistência estudantil; Trabalhos e técnicas de grupos na Psicologia da Educação; A importância das articulações com a rede intersetorial.
Aspectos psicossociais das vivências das pessoas com deficiência e idosos.
Psicologia da Saúde; Ações básicas de saúde: promoção, prevenção, reabilitação, barreiras e comportamentos de saúde; Níveis de atenção à saúde; Interdisciplinaridade e multidisciplinariedade em saúde; Integralidade em saúde.
Psicologia hospitalar: aspectos históricos e conceituais; Processo saúde-doença: doenças crônicas e agudas; Impacto diagnóstico; Recursos de enfrentamento da doença e da hospitalização; Adesão ao tratamento.Limites e desafios do trabalho multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Interconsulta psicológica; Atendimentos psicológicos individuais e grupais, aconselhamento e intervenções psicoeducativas no contexto hospitalar.
Impacto da doença e da hospitalização na dinâmica familiar; Reações psicológicas à doença e à hospitalização; Teorias e manejo da dor.
Prevenção e tratamento da dependência química e redução de danos; Noções básicas de intervenção em situações de crise.
Psicologia Organizacional e do Trabalho: transformações no mundo do trabalho e nas organizações; Análise e desenvolvimento organizacional; O novo conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada; Organizações de aprendizagem.
Cultura e clima organizacional; Avaliação de desempenho; Grupos nas organizações.
Psicodinâmica do Trabalho; Condições e organização do trabalho; Trabalho, subjetividade e saúde psíquica.
Estratégias de prevenção e ações de promoção de saúde do trabalhador; Estresse, síndrome do esgotamento profissional (Síndrome de Burnout) e bem-estar organizacional; Fatores psicossociais da DORT e outros distúrbios/transtornos relacionados ao trabalho.
Assédio moral e organizacional; Comportamento humano no trabalho; Liderança nas organizações; Processos de comunicação nas organizações.
Preparação para a aposentadoria.
Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Psicologia Institucional: objetivos, métodos e técnicas de intervenção do psicólogo no campo institucional;