Avaliação educacional: princípios de ensino e de aprendizagem. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Avaliação educacional e institucional, diagnóstica e formativa. Indicadores educacionais.
Teoria Curricular. Organização do currículo: Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e práxis pedagógicas. Organização curricular. Currículo e didática.
Fundamentos psicológicos da aprendizagem. Teorias da Aprendizagem (Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel).Psicologia da Educação.30. Desenvolvimento psicológico do ser humano: aspectos afetivos, sociais e cognitivos.Processo de ensino e aprendizagem. A análise de erros numa perspectiva de orientação/reorientação do ensino.
Teorias pedagógicas e concepções de educação e escola. Filosofia da Educação. Educação Dialógica. Educação como prática social e o compromisso social do educador.
Didática e Pedagogia: Teorias e metodologias da formação profissional.Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas (Didática).
Políticas de Educação Especial
Política de Ações Afirmativas
Evasão escolar: acesso, permanência e assistência estudantil.
Diversidade e inclusão. Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
Distúrbios e transtornos de aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos. A Educação de Jovens e Adultos: retrospectiva histórica e principais paradigmas. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja (Decreto Federal no 5.840/2006).
Novas tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional. Uso das tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Educação em Espaços Escolares e Não Escolares. Educação formal, não formal e informal. Identidade do profissional de Pedagogia.
Constituição da República Federativa do Brasil (Capítulo III, Seção I - Da Educação).
Plano Nacional de Educação
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (RESOLUÇÃO CNE/CEB No 2/2024
Educação indígena. Educação quilombola.
Educação das Relações Étnico-raciais.
Gestão escolar democrática: princípios e desafios
Ensino, pesquisa e extensão na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior. Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Curricularização da extensão. Plano de Desenvolvimento Institucional. Projeto Pedagógico Institucional.
Pesquisa como princípio educativo.
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. (Educação técnica e superior )
Decreto Federal no 5.154/2004 (Regulamenta o §2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei Federa).
Decreto n° 12.603/2025 (Institui a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - PNEPT e institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica - SINAEPT).