Teorias Criacionista e Evolucionista. Os povos paleolíticos e neolíticos e seu desenvolvimento socioeconômico e cultural. Civilizações do Crescente Fértil: Estado, Economia e Cultura.
Evolução política e econômica; o Escravismo antigo; A Cultura na antiguidade clássica. Transformações do final do período: Declínio da escravidão; Formação do Cristianismo.
Organização política, econômica e social dos da Península Arábica; O Islamismo e a expansão muçulmana; Ciência, arte e pensamento no mundo islâmico. Formação do Império Romano do Oriente; política, economia e sociedade no Império Bizantino; crise e declínio do Império Bizantino. As sociedades da África subsaariana: Reino de Gana; Império Mali; O comércio da região do Sahel e a islamização.
Formação da Europa medieval: ruralização da sociedade; cristianização dos povos germânicos; sociedade e economia feudal. Transformações da Europa Medieval: Cruzadas, Renascimento urbano e comercial.
A Modernidade: Renascimento artístico, cultural e científico; Estados Absolutistas; Reformas Religiosas
Expansão marítima e comercial europeia. Colonizações no Novo Mundo: América Espanhola e Inglesa.
Culturas e tradições do período pré-cabraliano. As Sociedades Indígenas. Brasil colonial: Exploração do pau-brasil e contatos com os povos indígenas do Brasil até 1530. Empresa açucareira e Mão de obra escrava. Igreja, sociedade e cultura colonial. Administração colonial: Capitanias Hereditárias, Governos Gerais e Câmaras Municipais. Tráfico Transatlântico de Escravos e Culturas Africanas. Franceses e Holandeses no Brasil colonial. Contestações ao ordenamento colonial: Quilombo dos Palmares e Insurreição Pernambucana
Movimento Iluminista: principais aspectos teóricos e pensadores do Iluminismo. Revoluções burguesas: Revolução Inglesa, Industrial e Americana.
Contestações ao ordenamento colonial: Revolta de Beckman, Revolta de Vila Rica, Guerra dos Emboabas, Guerra dos Mascates. Expansão territorial e o período aurífero. Rebeliões separatistas: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.
Revolução Francesa. O Império Napoleônico e a Santa Aliança. A Independência da América Espanhola
Processo de Independência (1808-1822); A Revolução Pernambucana de 1817. Primeiro Reinado: A Assembleia Constituinte de 1823 e a Constituição de 1824; A Confederação do Equador e a abdicação de D. Pedro I. A Regência: caracterização do período; o quadro político-partidário; o Ato Adicional de 1834; a Regência Una e as rebeliões do período.
Anarquismo, Socialismos e Movimento Operário. Imperialismo europeu: arte, ciência e tecnologia, nacionalismos e neocolonização da África e Ásia. Belle Époque: ciência, tecnologia e a cultura de massa
Caracterização do período; principais fatos políticos; a Revolta Praieira; a Guerra do Paraguai. Apogeu do Segundo Reinado: a Cafeicultura e a imigração europeia; o surto industrial; o Abolicionismo e o Republicanismo; a queda do Império; a cultura artística no Império.
I Guerra Mundial: antecedentes do conflito, cenário e tecnologias da guerra, a Europa pós-guerra e a ascensão econômica dos EUA. Revolução Russa e a formação da URSS; Período Entre Guerras: Crise de 1929 Ascensão dos Totalitarismos. II Guerra Mundial: deflagração, desenvolvimento e consequências do conflito bélico.
A política, a economia e a cultura Oligárquica; os movimentos sócio-políticos, populares e messiânicos; O movimento Modernista; A Queda do Regime Oligárquico.
A ideologia, a política e a economia dos blocos socialista e capitalista; Revolução cubana e chinesa; América Latina no pós-45, populismos e ditaduras. Os movimentos sociais dos anos 1960/1970: Cultura e contracultura. Processo de Descolonização da África e Ásia; Quadro político, econômico e social nos continentes africano e asiático após movimentos emancipatórios. Crise do Socialismo real e desagregação do bloco socialista.
A Era Vargas: Os Governos provisório, Constitucional e Ditatorial. A República Populista: Caracterização do período; o desenvolvimento econômico industrial; panorama cultural nas décadas de 1950/1960; A Crise do Populismo e as forças de Esquerda e Direita.
Novas Relações Internacionais. A Globalização. O processo histórico do conflito árabe-Israelense e a instabilidade no Oriente Médio. O Novo capitalismo global; Guerras e terrorismos.
A Ditadura Militar (1964-1985): política, economia e cultura; movimentos de resistência; Censura e controle da produção cultural; o milagre econômico; Abertura política. A Nova República: Desde José Sarney a Luiz Inácio Lula da Silva (Redemocratização e economia nos anos 1980; a Era das Privatizações e o controle inflacionário; o Nacional Estatismo da Era Lula (2002-2010).