IBAMA (Analista Administrativo) Administração Pública; Administração Geral e Gestão de Pessoas

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

OBSERVAÇÃO: O curso não aborda o seguinte item:  7.1 Noções de SIAPE.

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 290,00
ou 12x de R$ 24,17
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 15/12/2024
Acesso até: 31/12/2024
Carga Horária
210 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Disponível
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Baixar
Disponível
Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard. Planejamento e avaliação nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte I)
Baixar
Disponível
Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard. Planejamento e avaliação nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte II)
Baixar
Disponível
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Baixar
Disponível
Direção. Liderança.
Baixar
Disponível
Comportamento organizacional. Relações indivíduo/organização. Motivação
Baixar
Disponível
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Baixar
Disponível
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional.
Baixar
Disponível
Cultura organizacional.
Baixar
Disponível
Gestão da mudança.
Baixar
Disponível
Processo decisório.
Baixar
Disponível
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Processos e certificação ISO 9000:2000. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos
Baixar
Disponível
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos.
Baixar
Disponível
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo da fundação nacional da qualidade. Excelência nos serviços públicos.
Baixar
Disponível
Competência interpessoal. (Grupos e Equipes)
Baixar
Disponível
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Função do órgão de recursos humanos. Atribuições básicas e objetivos. Políticas e sistemas de informações gerenciais. Administração de pessoal.
Baixar
Disponível
Gestão de desempenho. Desempenho. Gestão de desempenho. Objetivos. Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens.
Baixar
Disponível
Gestão por competências. Gestão de Pessoas por Competências.
Baixar
Disponível
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. Recrutamento e seleção. Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens. Técnicas de seleção: vantagens, desvantagens e processo decisório.
Disponível
Capacitação de pessoas. Desenvolvimento e capacitação de pessoal. Levantamento de necessidades. Programação, execução e avaliação.
Disponível
Capacitação de pessoas. (Gestão do Conhecimento)
Disponível
Qualidade de vida.
Disponível
Análise e descrição de cargos. Análise e descrição de cargos: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. Administração de cargos e carreiras.
Disponível
Administração de salários.
Disponível
Gerenciamento de conflitos.
Disponível
Gerenciamento de conflitos. (Negociação)
Disponível
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado. Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós- burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte I)
Baixar
Disponível
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado. Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós- burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte II)
Baixar
Disponível
Accountability. 9 Governabilidade e governança.
Baixar
Disponível
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Baixar
Disponível
Governo eletrônico.
Baixar
Disponível
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Baixar
Disponível
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Baixar
Disponível
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Disponível
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Baixar
Disponível
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva.
Baixar
Disponível
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo- efetividade.
Baixar
Disponível
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social.

Aulas demonstrativas