O paradigma do cliente na gestão pública (Parte I)
O paradigma do cliente na gestão pública (Parte II)
Governabilidade e governança. Accountability.
Transparência da administração pública.
Gestão de resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Excelência nos serviços públicos (Gestão da Qualidade)
Administração de Recursos Materiais: Administração de Recursos; Objetivos e Atribuições de Administração de Materiais; Integração em Administração de Recursos Materiais; Nível de Serviço e Medidas de Desempenho; Ética em Administração de Materiais; Tendências em Administração de Recursos Materiais.
Classificação de Materiais: Conceitos e Objetivos da Classificação; Atributos para a Classificação; Princípios Básicos da Classificação; Tipos de Classificação; Etapas da Classificação; Codificação de Materiais.
Compras: Objetivos e Organização de Compras; Operações de Compras; Lotes de Compras; Fornecedores; Estratégias de Compras; Compras no Setor Público; Contratos Administrativos (Tipos de Contrato. Gestor de Contratos. Diligenciamento e follow-up. Contratos Administrativos no Setor Público).
Conceitos de Estoques: Conceitos e Importância dos Estoques; Objetivos dos Estoques; Previsão de Estoques (Formas e cálculos de previsão de estoques. Previsão de Consumo. Tipos de Consumo); Previsão de Demanda; Níveis de Estoques; Tipos de Estoques; Custos dos Estoques.
Gestão de Estoques: Sistemas de Controle de Estoques; Inventários (IN 205/1998). Inventário Físico; Fases do Inventário; Indicadores de Estoques; Avaliação de Estoques; Curva ABC e metodologia de cálculo; Políticas de Estoque Zero: Just in Time e Kanban.
Armazenagem e Movimentação: Administração de Almoxarifados; Recebimento de Materiais; Entrada de material. Portaria e Almoxarifado. Conferência Quantitativa. Conferência Qualitativa. Inspeção; Regularização; Embalagens; Estocagem / Armazenagem; Layout; Movimentação.
Pegadinhas de Administração de Materiais! Videoaulas com questões recorrentes e as principais Pegadinhas das bancas em Administração de Materiais.
Conceitos iniciais de Auditoria
Auditoria (NBC TI e PI 01)
Planejamento de auditoria. Documentação de auditoria
Controle interno. Controladoria
Prevenção e Gestão de Riscos de Compliance e Fundamentos de Controles Internos (COSO). Compliance
Auditoria interna (Normas do IIA)