Processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: missão, visão, cadeia de valor e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Planejamento tático e operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard. Planejamento baseado em cenários (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: missão, visão, cadeia de valor e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Planejamento tático e operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard. Planejamento baseado em cenários (Parte II)
Organização. Descentralização e delegação.
Controle. Sistema de medição de desempenho organizacional.
O indivíduo como ator da mudança (Gestão da mudança)
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Metodologias e ferramentas para a modelagem de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Gestão de projetos: elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas.
Ciclo PDCA. Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade.
Gestão de pessoas e administração de pessoal. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Feedback (Gestão de desempenho)
Modelo integrado de gestão por competências e resultados.
Aprendizagem organizacional e educação.
Administração de benefícios.
Objectives and Key Results(OKR).
Fixação da despesa e empenho, liquidação e pagamento
Restos a pagar e Despesas de exercícios anteriores. Suprimento de fundos.
Programação e execução orçamentária e financeira. Descentralização orçamentária e financeira. Acompanhamento da execução.