Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública (Parte II)
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Conceito e tipos de estrutura organizacional.
Motivação e satisfação no trabalho.
Relações humanas. Relações interpessoais (Comunicação)
Comportamento, clima e cultura organizacional.
Qualidade na Administração Pública.
Desenvolvimento de equipes de trabalho. Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; fatores positivos do relacionamento; comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua.
GESTÃO DE PESSOAS: Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Gestão de desempenho. Desempenho profissional
Educação, treinamento e desenvolvimento. Educação corporativa.
Análise e descrição de cargos.
Qualidade de vida no trabalho.
Relações humanas. Relações interpessoais (Gestão de conflitos)
Relações humanas. Relações interpessoais (Negociação)
Governança, governabilidade e accountability na Administração Pública.
Transparência na Administração Pública.
Gestão por resultado na produção de serviços públicos
Gestão por resultado na produção de serviços públicos (Empreendedorismo Governamental)
Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade. Postura profissional
Servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública (O papel do servidor)