CPRM (Analista em Geociências - Comunicação: Produção e Divulgação de Conteúdo Textual) Conhecimentos Específicos - 2025 (Pós Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Não serão abordados no curso os tópicos: o papel da comunicação na promoção da ciência e na educação ambiental; 6. Comunicação Científica e Divulgação de Temas Técnicos: Princípios e técnicas de divulgação científica e popularização do conhecimento; adaptação de linguagens para temas complexos (geociências, recursos minerais, riscos naturais, águas subterrâneas e meio ambiente) para diferentes públicos; análise de clippings e produção de relatórios de impacto; 

3. Processos de emissão e recepção de mensagens. Funções da Linguagem; 4. Linguagem e Acessibilidade: Adequação da linguagem aos diversos públicos (técnico, especializado, leigo); princípios de acessibilidade da informação em diferentes formatos (textual, visual, audiovisual); comunicação inclusiva; ética editorial e respeito à integridade do conteúdo autoral;  Acessibilidade comunicacional e linguagem inclusiva nos meios de comunicação impressos, audiovisuais e digitais; técnicas de reescrita e aprimoramento textual; 

Gestão Estratégica de Marketing; 

O item Funções da Linguagem é abordado na aula 12 do curso de Língua Portuguesa.

 

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 490,00
ou 12x de R$ 40,83
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 07/12/2025
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
107 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Disponível
CONAR: Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária;
Baixar
Disponível
Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.
Disponível
Comunicação pública - 5. Comunicação Pública e Governamental: Legislação e boas práticas aplicadas à comunicação em órgãos públicos; ética na comunicação pública; 2. Princípios gerais de comunicação organizacional, institucional e pública;
Baixar
Disponível
Opinião Pública;
Baixar
Disponível
Comunicação organizacional - 2. Princípios gerais de comunicação organizacional, institucional e pública; 1. Comunicação Integrada: institucional, mercadológica e interna; Responsabilidade Social Corporativa; Identidade, Imagem e Reputação Corporativas; Gestão de Riscos e Comunicação de Crise; Gestão da Comunicação: Planejamento, execução e avaliação de campanhas e ações de comunicação; Comunicação Organizacional;
Baixar
Disponível
Assessoria de Imprensa - 4. Assessoria de Imprensa e Relações com a Mídia: História, atribuições, organização, estrutura e funcionamento; Estratégias de relacionamento com veículos de imprensa; produção de media kits e follow-ups; clippings e demais produtos de assessoria de imprensa; media training; gestão de crises de imagem; O papel do assessor; atendimento à imprensa; Sugestões de pauta, releases e artigos; organização dos diversos tipos de entrevistas; Pauta institucional; Notícia institucional: estrutura e processo de construção da notícia institucional;
Baixar
Disponível
Conceitos do Jornalismo (Parte 1): 3. Meios de Comunicação e os impactos da tecnologia na produção textual e imagética: Veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento; Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem; Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico; Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida e pirâmide deitada; Características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, internet e redes sociais digitais, TV e vídeo; Critérios de seleção, redação e edição;
Baixar
Disponível
Conceitos do Jornalismo (Parte 2): 3. Meios de Comunicação e os impactos da tecnologia na produção textual e imagética: Veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento; Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem;
Baixar
Disponível
Teorias da Comunicação - 1. Fundamentos da Comunicação: Conceitos, história, teorias e modelos de comunicação;
Baixar
Disponível
História da Comunicação - 1. Fundamentos da Comunicação: Conceitos, história, teorias e modelos de comunicação;
Baixar
Disponível
Webjornalismo - Meios de Comunicação e Linguagens; Redes Sociais e Internet: funcionamento e posicionamento; roteirização para diferentes formatos de mídia; Canais e Plataformas Digitais: Uso estratégico de redes sociais, websites, blogs e outros ambientes digitais para divulgação de conteúdo; conceitos de engajamento e usabilidade em ambiente web; O fenômeno das fake-news e o combate à desinformação; fact-checking e educação midiática; impactos da Inteligência Artificial no ecossistema comunicacional e da informação;indicadores de desempenho da comunicação; monitoramento de mídia e redes sociais;
Baixar
Disponível
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - 2. Teorias da publicidade: Briefing; Redação Publicitária; Elementos da Identidade Visual; Gestão da Comunicação: Planejamento, execução e avaliação de campanhas e ações de comunicação;
Baixar
Disponível
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - 2. Teorias da publicidade: Briefing; Redação Publicitária; Elementos da Identidade Visual; Gestão da Comunicação: Planejamento, execução e avaliação de campanhas e ações de comunicação;
Baixar
Disponível
Publicidade no meio digital - Meios de Comunicação e Linguagens; Redes Sociais e Internet: funcionamento e posicionamento; roteirização para diferentes formatos de mídia; Canais e Plataformas Digitais: Uso estratégico de redes sociais, websites, blogs e outros ambientes digitais para divulgação de conteúdo; conceitos de engajamento e usabilidade em ambiente web; indicadores de desempenho da comunicação; monitoramento de mídia e redes sociais;
Baixar
Disponível
Telejornalismo e Radiojornalismo 3. Meios de Comunicação e os impactos da tecnologia na produção textual e imagética: Veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento; Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem;
Baixar
Disponível
Mapas Mentais
Disponível
8. Sustentabilidade, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Evolução do conceito de sustentabilidade; 18 ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Baixar
Disponível
Ética Profissional: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994)
Baixar
Disponível
Transparência e acesso à informação (Lei de Acesso à Informação - Nº 12.527/ 2011)
Baixar
Disponível
Normas e Padrões: Domínio do Manual de Redação da Presidência da República; aplicação de normas oficiais de comunicação; .
Baixar

Aulas demonstrativas