Licitações à luz da Lei nº 14.133/2021 – parte 1; Compras governamentais. Processos de compras
Licitações à luz da Lei nº 14.133/2021 – parte 2; Compras governamentais. Processos de compras
Contrato administrativo à luz da Lei nº 14.133/2021; e gestão de contratos.
Controles interno e externo.
Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011); Transparência.
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD (Lei nº 13.709/2018 e suas alterações)
Revisão Acelerada em Videoaulas e Resumos;
Sustentabilidade das contratações
Agenda 2030: Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)
Conceitos Gerais e Introdutórios.
Planejamento e gestão estratégica: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Balanced Scorecard (BSC). Matriz SWOT. Estabelecimento de objetivos e metas organizacionais. Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos. Implementação de estratégias. Análise de cenários. Ferramentas de gestão. (Parte I)
Planejamento e gestão estratégica: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Balanced Scorecard (BSC). Matriz SWOT. Estabelecimento de objetivos e metas organizacionais. Métodos de desdobramento de objetivos e metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos. Implementação de estratégias. Análise de cenários. Ferramentas de gestão. (Parte II)
Comunicação na gestão pública. Gestão de redes organizacionais.
Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise.
Comportamento organizacional, cultura organizacional.
Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Gestão de projetos. Conceitos básicosProcessos do PMBOK. Gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, da qualidade, de recursos humanos, de comunicações, de riscos, de aquisições, de partes interessadas. Modelos, etapas, elaboração, técnicas de análise e avaliação de projetos.
Inovação na gestão pública. (empreendedorismo e inovação)
Gestão de pessoas. Indicadores de gestão de pessoas, flexibilidade organizacional.
Gestão do desempenho. Metodologias para medição de desempenho. Programa de Gestão do Desempenho.
Gerenciamento de conflitos.
Gerenciamento de conflitos (negociação)
Transparência da administração pública; controle social e cidadania; Transparência.
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Detalhamento da ferramenta de avaliação de desempenho: OKR.
Programa de Gestão e Desempenho (Decreto 11.072/2022)
Gestão de riscos: 5.1 Princípios, objetos, técnicas, modelos nacionais e internacionais, integração ao planejamento. 5.2 Processo de Gestão de Riscos: comunicação, consulta, contextualização, identificação, análise, tratamento, monitoramento e retroalimentação. 5.3 Boas práticas de gestão de Riscos.
Articulação versus a fragmentação de ações governamentais. Dimensões da coordenação: intragovernamental, intergovernamental e governo-sociedade
Organização sistêmica da administração pública federal. 9.1 Sistemas estruturantes e estruturadores da administração pública federal.
Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)