Empreendedorismo. Inovação.
Sociologia da Educação: objeto de estudo, desenvolvimento e principais teóricos. Correntes e perspectivas sociológicas sobre a educação. Educação, Estado, sociedade e economia. Ideologia e Educação.
Introdução ao estudo da Filosofia da Educação: relação entre as disciplinas filosóficas e a teoria e a prática educacional. (Tendências Pedagógicas)
Correntes e tendências da Filosofia da Educação na atualidade: perenealismo, essencialismo, progressivismo, fenomenologia, existencialismo e dialética. (Epistemologia)
Psicologia da Educação. Linhas da psicologia: Humanista: C. Rogers. Cognitivo- desenvolvimentais: J. Piaget. comportamentais: B.F. skinner; J.B Watson. Psicossocial: E. Erikson. Psicanálise: S. Freud. Histórico-cultural: L. S. Vigotsky. Interacionista, H. Wallon.
Avaliação na Educação Superior. SINAES. Avaliações educacionais: conceito, objetivos e características; Tipos de avaliação: avaliação diagnóstica, formativa e somativa; Modelo tradicional de avaliação e modelo adequado; Exames de Certificação: Objetivos, Abrangência e Público Alvo; Avaliações em larga escala Nacionais e Internacionais: Objetivos, Abrangência e Público Alvo;
Pesquisa e metodologia de projetos
Gestão Educacional. Liderança na Escola
Pesquisa: Etapas da pesquisa. Abordagem qualitativa e quantitativa. Procedimentos (bibliográfica, documental, etnográfico, pesquisa ação, participante)
Indicadores de qualidade da educação
Educação especial; Lei de acessibilidade, Lei 10.098/00; AEE, Resoluções CNE sobre Educação Especial
Ministério da Educação: principais ações/programas. / políticas de ações afirmativas
Métodos de Pesquisa Científica; Objetivos de uma pesquisa científica: pesquisa descritiva, pesquisa exploratória e pesquisa explicativa. Instrumentos para a coleta de dados, Técnicas de coleta de dados,