Níveis hierárquicos. Papéis e competências gerenciais.
Teorias da administração.
Fundamentos de estratégia: o que é estratégia; quais as condições necessárias para se desenvolver a estratégia; quais são as questões-chave em estratégia. Planejamento estratégico. Conceitos, métodos e técnicas. Planejamento institucional. Análise SWOT. Balanced Scorecard. O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores). Planejamento tático. Planejamento operacional (Parte I)
Fundamentos de estratégia: o que é estratégia; quais as condições necessárias para se desenvolver a estratégia; quais são as questões-chave em estratégia. Planejamento estratégico. Conceitos, métodos e técnicas. Planejamento institucional. Análise SWOT. Balanced Scorecard. O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores). Planejamento tático. Planejamento operacional (Parte II)
As escolas de planejamento estratégico.
Estrutura organizacional. Organização. Modelos de gestão e estruturas organizacionais.
Aspectos comportamentais da organização: liderança
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Eficiência, eficácia, efetividade. Indicadores e sistema de medição de desempenho organizacional (Controle)
Reengenharia. Gestão de processos organizacionais. Desenho, análise, padronização e melhoria de processos. Cadeia de valor de organizações públicas. Benchmarking.
Gestão de projetos. Noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos.
Novas tecnologias gerenciais. Qualidade. Impactos sobre a configuração das organizações públicas e sobre os processos de gestão. Excelência nos serviços públicos. Ciclo PDCA.
Inovação (Empreendedorismo)
Processo de solução de conflitos (Gestão de Conflitos)
Processo de solução de conflitos (Negociação)
Estruturação da máquina administrativa no Brasil desde 1930: dimensões estruturais e culturais. Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. Desburocratização. O paradigma do cliente na gestão pública (Parte I)
Estruturação da máquina administrativa no Brasil desde 1930: dimensões estruturais e culturais. Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. Desburocratização. O paradigma do cliente na gestão pública (Parte II)
Governabilidade e governança. Accountability.
Controle social e cidadania (Transparência da administração pública)
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação, implementação e avaliação de políticas (Parte I)
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação, implementação e avaliação de políticas (Parte II)
Gestão de risco no setor público
19.2 Metodologias ágeis. (Conceitos Básicos)
19.2 Metodologias ágeis. (Scrum)
19.2 Metodologias ágeis. (XP)
19.3 Design Thinking. ( Somente em PDF)
As políticas judiciárias no Estado brasileiro contemporâneo.