Conceitos Gerais e Introdutórios de Administração.
Estratégia. Diagnóstico organizacional. Análise dos ambientes interno e externo. Análise das partes interessadas (stakeholders) – Parte I
Estratégia. Diagnóstico organizacional. Análise dos ambientes interno e externo. Análise das partes interessadas (stakeholders) – Parte II
Liderança e poder. Teorias da liderança. Estilos de gestão
Teorias da motivação. Motivação e recompensas intrínsecas e extrínsecas. Motivação e contrato psicológico. Percepção, atitudes e diferenças individuais.
Comportamento Organizacional. Clima organizacional. Cultura organizacional. Métodos e técnicas de pesquisa organizacional. Gestão de clima e cultura organizacional.
Desenvolvimento Organizacional. Gestão de Mudanças: Conceito de mudança. Mudança e inovação organizacional. Dimensões da mudança. Gestão de processos de mudança organizacional. Estratégias para obter sustentação ao processo de mudança. O papel da alta administração. Formação de agentes de mudança. Comunicação ativa. Formas de lidar com as configurações de poder
Processos (gestão por processos)
Gestão de equipes. Processo de desenvolvimento de grupos.
Gestão participativa. Modelos de Gestão de Pessoas - Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Fatores condicionantes de cada modelo. Gestão Estratégica de Pessoas. Possibilidades e limites da gestão de pessoas no setor público (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Desempenho. Avaliação 360º. Gestão do desempenho.
Conceito e tipologia de competências. Gestão de Pessoas por Competências. Competência como elo entre indivíduo e organização. Modelo Integrado de Gestão por Competências e Resultados. Processos de Gestão de Pessoas nas Organizações - Identificação e priorização de competências importantes para o negócio. Mapeamento de perfis profissionais por competências.
Recrutamento e Seleção. Seleção por competências.
Critérios de reconhecimento e recompensa. Remuneração por Competências (Salários e benefícios)
Qualidade de Vida no trabalho.
Administração de conflitos
Administração de conflitos (Negociação)