Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Modelos de gestão organizacionais. Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Planejamento estratégico. Conceitos, métodos e técnicas. Planejamento organizacional. Modelo SWOT. Modelo Porter. Planejamento baseado em cenários. Princípios da administração estratégica: metodologia de elaboração do pensamento estratégico. Modelos de gestão estratégica. Estratégias competitivas (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Planejamento estratégico. Conceitos, métodos e técnicas. Planejamento organizacional. Modelo SWOT. Modelo Porter. Planejamento baseado em cenários. Princípios da administração estratégica: metodologia de elaboração do pensamento estratégico. Modelos de gestão estratégica. Estratégias competitivas (Parte II)
As escolas de planejamento estratégico.
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação. Modelos de estruturas organizacionais. Flexibilidade organizacional. Estrutura organizacional
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional. Avaliação de desempenho institucional. Sistema de medição de desempenho organizacional. Indicadores de desempenho. Conceitos de eficácia e efetividade aplicados à administração pública: avaliação e mensuração do desempenho governamental. Desempenho institucional.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e a melhoria de processos. Análise, padronização e melhoria de processos. Benchmarking. Ferramentas clássicas para o gerenciamento de processos.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Projetos e suas etapas.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo da fundação nacional da qualidade. Modelo de gespública. Gestão de qualidade. Conceitos básicos do modelo de gestão baseado na qualidade total (GQT). Ciclo PDCA. Prêmio Nacional da Qualidade como estratégia competitiva. Critérios de excelência do Prêmio Nacional de Gestão Pública.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Gestão de desempenho. Instrumentos gerenciais contemporâneos: avaliação de desempenho e resultados
Modelos de gestão organizacionais. Modelos contemporâneos de gestão de pessoas: gestão de pessoas por competências
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens.
Análise e descrição de cargos.
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. Gestão governamental. Evolução da administração pública no Brasil (após 1930). Reformas Administrativas. Modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático (Weber) e gerencial (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. Gestão governamental. Evolução da administração pública no Brasil (após 1930). Reformas Administrativas. Modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático (Weber) e gerencial (Parte II)
Modelos de gestão organizacionais. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados (Gestão por resultados na produção de serviços públicos)
Modelos de gestão organizacionais. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados (Empreendedorismo Governamental)
Avaliações de políticas públicas e programas governamentais: referencial teórico, conceitos básicos e tipos de avaliação. Avaliação de políticas públicas e seu relacionamento com processos, resultados e impactos. (Conceitos de Políticas Públicas)
Gestão de risco. Controle interno segundo o Coso