Legislação e ética na Comunicação e no Jornalismo - 4 Ética. 1 Papel social da comunicação. 2 Legislação em comunicação social. 3 Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista. 4 Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais. 7 Propriedade cruzada dos meios de comunicação
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - 1 Princípios gerais da pauta. 1.1 Definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. 2 Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. 3 Critérios de seleção, redação e edição.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - 1 Princípios gerais da pauta. 1.1 Definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. 2 Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. 3 Critérios de seleção, redação e edição.
Telejornalismo e radiojornalismo - 7.Técnicas de planejamento, criação e direção de programas para rádio e televisão.
Comunicação pública - COMUNICAÇÃO PÚBLICA: 1 Conceito, objetivos e aplicações.
Assessoria de imprensa - 14 Assessoria de Imprensa: atividade, planejamento, ferramentas e avaliação. 9 Gerenciamento de crises: técnicas e ferramentas.
Comunicação organizacional - 4 Conceito de comunicação integrada. 6 Identidade organizacional, imagem e reputação. 7 Comunicação interna: conceito, objetivos, planejamento e ferramentas. 2 Comunicação administrativa. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: 1 Conceito e aplicações.
Política de comunicação - 5 Políticas de comunicação nas organizações.
Teoria da Comunicação - 1 Teoria da comunicação. 3 A questão da imparcialidade e da objetividade. 2 Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias.
Teoria do Jornalismo - 2 Teoria do Jornalismo. 3 A questão da imparcialidade e da objetividade.
2 Gerenciamento de marca.
História da Comunicação - 1 História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
Opinião pública - 3 Opinião pública e suas implicações institucionais e políticas.
Eventos - 10 Organização de eventos: planejamento e avaliação.
Webjornalismo - 12 Gestão de conteúdo em mídias sociais. 13 Métricas de avaliação – em mídias sociais, assessoria de imprensa e comunicação interna. 5 O fenômeno das fake news. 6 Jornalismo em plataformas digitais: planejamento, produção, instrumentos e estratégias de divulgação. 8. Técnicas de planejamento, criação e direção de produtos para comunicação digital e mídias digitais. 8.1. Linguagem das mídias digitais.
Comunicação digital - 4 Noções de arquitetura da informação na comunicação digital. 3 Novas tecnologias e a globalização da informação. 4 Massificação versus segmentação dos públicos. 5 Interatividade na comunicação. 8. Técnicas de planejamento, criação e direção de produtos para comunicação digital e mídias digitais. 8.1. Linguagem das mídias digitais. 4 Comunicação digital e os desafios da informação na contemporaneidade. 3 Estratégias de divulgação na comunicação digital.