Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Comunicação. Conceitos básicos de Comunicação. Comunicação das ações organizacionais.
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional. Indicadores de Desempenho. Tipo. Variáveis. Produtividade e seus indicadores.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Processos e certificação ISO 9000:2000. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. BPM.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Escritórios de projetos.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo da fundação nacional da qualidade. Ciclo PDCA. PERT-CPM.
Organização, Sistemas e Métodos. Sistemas de informações gerenciais.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens.
O conhecimento como ativo da organização. Gestão do conhecimento: criação, fluxo e disseminação de conhecimento. Aprendizado organizacional.
Análise e descrição de cargos.
Outras dimensões da Gestão de Pessoas: qualidade de vida.
Prestação de contas das ações organizacionais.
Transparência das ações organizacionais.
Ética e responsabilidade. Responsabilidade social. Princípios ESG.
Conceitos básicos de Marketing. Marketing, Comunicação e Sociedade: novas tendências, interação com o ambiente, etc (Parte I).
Conceitos básicos de Marketing. Marketing, Comunicação e Sociedade: novas tendências, interação com o ambiente, etc (Parte II).
Conceitos básicos de Marketing. Marketing, Comunicação e Sociedade: novas tendências, interação com o ambiente, etc (Parte III).