Internet: conceitos e características;
Navegadores (Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox); figuras e imagens (formatos e uso); downloads e uploads;
Correio eletrônico (e-mail): conceitos, características, funcionalidades e boas práticas de uso seguro.
Segurança digital: autenticação, senhas seguras.
Golpes virtuais (phishing).
MS Office 2021 e Microsoft 365 (Excel): conceitos, características, principais funcionalidades, ícones, atalhos de teclado, criação e edição de planilhas, inserção de gráficos e tabelas, compartilhamento e uso de recursos na nuvem.
MS Office 2021 e Microsoft 365 (Word): conceitos, características, principais funcionalidades, ícones, atalhos de teclado, criação e edição de documentos, inserção de gráficos e tabelas, compartilhamento e uso de recursos na nuvem.
MS Office 2021 e Microsoft 365 (PowerPoint): conceitos, características, principais funcionalidades, ícones, atalhos de teclado, criação e edição de apresentações, inserção de gráficos e tabelas, compartilhamento e uso de recursos na nuvem.
MS Office 2021 e Microsoft 365 (OneDrive e Teams): conceitos, características, principais funcionalidades, ícones, atalhos de teclado, compartilhamento e uso de recursos na nuvem.
Windows 10/11: conceitos básicos de software e sistema operacional; programas e utilitários, ambiente gráfico, área de trabalho, janelas, ícones, atalhos de teclado, pastas, tipos de arquivos, criação, cópia, exclusão e restauração de arquivos. (Parte 1)
Windows 10/11: conceitos básicos de software e sistema operacional; programas e utilitários, ambiente gráfico, área de trabalho, janelas, ícones, atalhos de teclado, pastas, tipos de arquivos, criação, cópia, exclusão e restauração de arquivos. (Parte 2)
Arquitetura básica de computadores: hardware, componentes e funções; unidade central de processamento; memória RAM, cache e tipos de armazenamento; dispositivos de entrada e saída e de armazenamento de dados: teclado, mouse, monitor, impressoras, scanner, discos rígidos, SSDs, pendrives, discos ópticos, conectores e portas de comunicação.
Google Workspace (Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações, Drive, Meet e Agenda): conceitos, características, funcionalidades, colaboração em tempo real e armazenamento online.