Legislação e ética em Comunicação e Jornalismo - Código de Ética do Jornalista, Constituição da República, Código de Ética da Radiodifusão. Ética.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Telejornalismo e radiojornalismo - 8. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Comunicação pública - 3. Comunicação Pública e Governamental: Legislação e boas práticas aplicadas à comunicação em órgãos públicos; ética na comunicação pública; transparência e acesso à informação (Lei de Acesso à Informação - no 12.527/ 2011); Princípios gerais de comunicação organizacional, institucional e pública.
Comunicação organizacional - Comunicação Integrada: planejamento estratégico de comunicação. Identidade, Imagem Reputação Corporativas. Missão, Visão e valores institucionais. Princípios gerais de comunicação organizacional, institucional e pública.
Assessoria de imprensa - 9. Assessoria de Imprensa e Comunicação de Crise: Relações com a Mídia: Técnicas de construção e manutenção de relacionamento com jornalistas. Elaboração de press releases, pautas, notas oficiais e artigos institucionais. Organização de coletivas de imprensa e entrevistas coletivas. Media Training: Preparação de deputados e servidores para entrevistas e contato com a imprensa. Definição de mensagens-chave e técnicas para comunicação eficaz. Gestão de Crises de Imagem: Identificação e mapeamento de riscos à imagem da instituição. Elaboração e implementação de um Plano de Comunicação de Crise.
Opinião pública - Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Pesquisa em Comunicação - Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Produção gráfica - 6. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens. Diagramação e retrancagem: composição, impressão. Papel: classificação do papel, formatos do papel, papéis para impressão e formatos de publicações. 7. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
Teorias da Comunicação - Fundamentos da Comunicação: Conceitos, história, teorias e modelos de comunicação. Indústria Cultural e Teoria Crítica. Papel social da comunicação. Processos de emissão e recepção de mensagens.
História da Comunicação - 4. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
Comunicação digital - Novas tendências da pesquisa sobre os media. Novas tecnologias e a globalização da informação.
Webjornalismo - O fenômeno das fake-news e o combate a desinformação; fact-checking e educação midiática; impactos da Inteligência Artificial no ecossistema comunicacional e da informação. Linguagem Digital e Otimização para Web: Boas práticas de redação para ambientes digitais (websites, redes sociais); noções de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas a conteúdo textual. Canais e Plataformas Digitais: Uso estratégico de redes sociais, websites, blogs e outros ambientes digitais para divulgação de conteúdo; conceitos de engajamento e usabilidade em ambiente web.
Marketing - Noções de Propaganda e Marketing. Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade;
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - Noções de Propaganda e Marketing. Perfil da propaganda institucional e educativa. campanha publicitária e mala direta.
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - Noções de Propaganda e Marketing. Perfil da propaganda institucional e educativa. campanha publicitária e mala direta.
Eventos - Organização e gestão de eventos.
Cerimonial e protocolo - Cerimonial e protocolo.
2. Linguagem e Acessibilidade: Funções da Linguagem. Normas e Padrões: Domínio do Manual de Redação da Presidência da República.