Legislação e ética em Comunicação Social - 3. Legislação em comunicação social: lei de imprensa; regulamentação x desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. Constituição da República de 1988. código de ética do jornalista; regulamentação da profissão de jornalista.
Código Brasileiro de Telecomunicações
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. . Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - 5. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. . Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Telejornalismo e radiojornalismo - Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Marketing - Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade; noções de propaganda e marketing;
Comunicação organizacional - 10. Comunicação empresarial: conceitos de estratégia empresarial e relações da empresa com os cenários ambientes;
Assessoria de Imprensa - 9. Assessoria de imprensa: o papel do assessor nos órgãos públicos: funções do assessor de imprensa, veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais. Produção de informação on-line, técnicas de Intranet. Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. Produção de clippings e clipping eletrônico. Gestão de comunicação nas crises;
Comunicação organizacional - 10. Comunicação empresarial: conceitos de estratégia empresarial e relações da empresa com os cenários ambientes;
Webjornalismo - Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação x segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. . Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - noções de propaganda e marketing; Campanha publicitária e mala direta. 8 Perfil da propaganda institucional e educativa.
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - noções de propaganda e marketing; Campanha publicitária e mala direta. 8 Perfil da propaganda institucional e educativa.
Opinião pública - 4. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Pesquisa em comunicação - 4. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Produção gráfica - 6. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens. Diagramação e retrancagem: composição, impressão. Papel: classificação do papel, formatos do papel, papéis para impressão e formatos de publicações. 7. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
Teorias da Comunicação - Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Indústria cultural e a teoria crítica. Papel social da comunicação
História da Comunicação - 2. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
técnicas de Relações Públicas: planejamento, produção de eventos e montagem de cadastros;