Fachada da Prefeitura de Macaé . Macae RJ - Data: 26/04/2013 - Fotógrafo: Mauricio Porão - Prefeitura de Macaé RJ
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 0042200-56.2019.8.19.0000, declarando inconstitucional a Lei Complementar n.º 272/2017 do Município de Macaé que passou a denominar o cargo de assistente jurídico, sem qualquer novo pré-requisito, como advogado do Município.
A Ação foi proposta pelo Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em face do Presidente da Câmara Municipal e do Prefeito de Macaé. Segundo a Procuradoria Geral da Justiça, a norma viola a Constituição do Estado do Rio de Janeiro e a Constituição Federal.
Isso porque, enquanto o cargo de assistente jurídico possui caráter assistencial, de apoio administrativo, auxílio na elaboração de pareceres e peças processuais e realização de pesquisas, o cargo advogado municipal que, próximo ao de um procurador municipal, possui o protagonismo de atividades que envolvem assessoria e consultoria jurídica especializada.
Além disso, Assistente Jurídico é subordinado à supervisão dos Procuradores Municipais, ao passo que o Advogado Municipal presta serviços à Administração Pública, atuando sem qualquer supervisão da Procuradoria Geral do Município, de maneira que não haveria, assim, “respeito à indispensável correlação de atribuições.”
E segundo os argumentos aduzidos na decisão, para se fazer uma mudança de cargo, sem a necessidade de um novo concurso, é indispensável que haja similaridade de funções, remuneração e requisitos no exercício do trabalho.
Nesse sentido, de acordo com os limites impostos pela ordem constitucional brasileira, uma mudança dessa magnitude não poderia ocorrer numa carreira sem a aprovação do servidor em novo concurso para advogado.
Por todos esses fundamentos, a desembargadora relatora Maria Inês da Penha Gaspar, concluiu que a mudança direta e automática do cargo de assistente jurídico para o de advogado municipal geraria uma “ascensão funcional de servidores”, violando os princípios de concurso público e da moralidade administrativa.
E, por fim, definiu que a inconstitucionalidade deve ensejar o desfazimento de todas as transformações de cargos já formalizadas pela municipalidade, porém, sem obrigação de restituição dos eventuais valores recebidos a mais pelos agentes públicos que se beneficiaram do ato normativo.
Clique aqui e acesse o acórdão que traz o texto da lei anulada.
O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação:
Sistema de Questões – Concursos de advogado
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Fique por dentro de todos os concursos:
Quer ficar em dia com as principais novidades no mundo dos concursos públicos? Confira abaixo os principais concursos com inscrições abertas, além de editais previstos para o 2º semestre de 2020 e início de 2021:
Concurso Câmara dos Deputados 2026 oferta 140 vagas; veja nesta artigo detalhes da prova discursiva!…
Último concurso Sefaz SC segue vigente até 2026; novo edital deve ser autorizado em breve!…
Um novo concurso Câmara de Mongaguá, localizada em São Paulo, teve seu edital publicado com…
Foram publicados dois editais de concurso público da Prefeitura de Três Passos, no Rio Grande…
Com avaliações no próximo domingo (8), os candidatos inscritos no PSS IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio…
O IBGE está autorizado a contratar mais de 39 mil profissionais temporários em 2026! O…