Concursos Públicos

Temporários do INSS devem ser convocados a partir de junho

Os candidatos do Processo Seletivo Temporário do INSS devem começar a ser convocados a partir do próximo mês. A informação foi confirmada pelo presidente do órgão, Leonardo Rolim, em entrevista ao jornal EXTRA.

O PSS, publicado no final de abril, é dividido em dois grupos. Um deles, o de aposentados do órgão, vai ficar responsável pela análise dos benefícios. Esse trabalho será feito inteiramente via home office.

Segundo Rolim, “assim que acabar o processo, eles vão fazer curso à distância para se atualizarem em relação à legislação e aos nossos sistemas. Terminando esse curso já começarão a trabalhar”.

Quanto ao outro grupo, formado por militares e aposentados de outros órgãos, o presidente do Instituto disse que o treinamento será feito parcialmente nas agências, de forma presencial. Neste caso, a convocação vai depender da abertura das agências, prevista inicialmente para o dia 19 de junho.

Entretanto, uma retificação no cronograma prevê o início das atividades do grupo 1 já no início do mês, no dia 08. Para o segundo grupo, a previsão de início é para 22 de junho.

O edital visa ofertar 7.400 vagas para servidores que irão atuar no INSS, no atendimento e serviços administrativos e na concessão e revisão de benefícios. Os outros 830 vão desempenhar atividades diversas no Ministério da Economia. Para essas mais de 8 mil vagas, foram registrados 17.277 inscritos.

Esse processo seletivo é uma medida paliativa enquanto o órgão não realiza um novo concurso público. Com mais de 21 mil cargos vagos, espera-se que um novo certame seja realizado ao fim do contrato desses temporários.

Em contato recente com o INSS, fomos informados que até o momento não foi protocolada solicitação de concurso público junto ao Governo Federal em 2020. Entretanto, estudos estão sendo realizados nesse sentido, considerando o cenário atual do INSS.

Mais informações: Concurso INSS

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Materiais Gratuitos INSS

CONCURSOS ABERTOS

Rubens Mauricio Corrêa

Posts recentes

Informativo STF Ed. Extra 1

Hoje fazer a análise extra das decisões do STF do primeiro trimestre de 2024. Informativo…

10 minutos atrás

Informativo STF 1132 Comentado

Mais um passo em nossa caminhada jurisprudencial em 2024. Hoje, vamos para cima do Informativo…

26 minutos atrás

Concurso Guarda de Cedro CE: veja os gabaritos!

Estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso Guarda de Cedro, município localizado no estado…

1 hora atrás

Concurso Cedro CE: confira os gabaritos aqui!

652 vagas para iniciais de até R$ 9 mil! Foram divulgados os gabaritos preliminares das…

1 hora atrás

Concurso Prefeitura de Poções BA: gabaritos divulgados

Saíram os gabaritos preliminares das provas do concurso da Prefeitura de Poções. O certame oferta…

1 hora atrás

Concurso Belterra PA: divulgados os gabaritos preliminares

Com provas devidamente aplicadas, foram divulgados os gabaritos da etapa do concurso da Prefeitura de…

1 hora atrás