Mais uma entrevista exclusiva para o canal do Estratégia Concursos, dessa vez, com o auditor da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (Sefaz MG), Christiano Andreata, que trouxe importantes detalhes sobre o órgão, bem como falou das expetativas do próximo concurso público.
Em relação ao certame, Christiano afirmou que tanto o secretário adjunto como o secretário da receita estadual vêm lutando para conseguir com que o concurso finalmente aconteça. A ideia é fortalecer a instância de arrecadação do órgão, visto que existe um número muito alto de servidores inativos e, também, de pessoas aptas para solicitar aposentadoria.
Entretanto, para que o concurso público ocorra é necessário diversos estudos e uma autorização formal do estado, no sentido de viabilizar a publicação do edital. Inicialmente, a Comissão de Finanças – COFIN realizou uma análise de viabilidade econômica e concordou em legitimar a necessidade de realização do certame.
Inclusive, a própria COFIN entendeu que o número de 317 vagas é viável, no entanto, será necessário uma adequação às regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com o auditor Christiano Andreata, esse é o principal empecilho em relação ao concurso no momento.
“Nós estamos em torno de 50% da receita corrente líquida com gasto de pessoal, sendo que precisaríamos estar em torno de 46% aproximadamente. Portanto, a ideia é superar esse entrave da LRF para conseguir realizar o concurso público.
Inclusive, estive conversando por telefone com o secretário adjunto de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, e o mesmo me falou que existe uma expectativa de superar esse entrave em setembro deste ano. A partir deste momento, com o entrave da LRF superado, o processo referente ao certame será lícito,” afirmou Christiano.
Além disso, conforme opinião de Christiano, caso dê tudo certo no mês de setembro, é possível que o edital seja publicado no início de 2022.
Por fim, Christiano afirmou que, atualmente, existem apenas três carreiras de provimento através de concurso público no órgão, sendo elas: Técnico, Gestor Fazendário que antigamente era o Técnico de Tributos Estaduais e o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual.
Se você chegou até aqui após a entrevista do auditor da Sefaz MG e quer saber mais detalhes sobre o próximo concurso, basta acessar o link abaixo. Preparamos um artigo exclusivo e com TUDO o que você precisa saber sobre o certame. Não deixe de conferir!
Saiba mais: Concurso Sefaz MG
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!
Provas para Auxiliar de Promotoria do MP SP serão aplicadas em 29 de março de…
Confira as principais notícias sobre concursos que marcaram a semana No Resumo da Semana você…
Concurso Sefaz MT tem salários iniciais de R$ 32,9 mil! A Fundação Carlos Chagas (FCC)…
Avaliação dos candidatos do próximo concurso Bombeiro PB utilizará as notas do ENEM! Salário inicial…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Arroio do Meio, no Rio…
FCC é contratada como banca do novo concurso Sefaz MT; 30 vagas e salários de…