Categorias: Concursos Públicos

Acabou o INSS e os concursos federais estão suspensos. O que fazer?

Olá, pessoal! Agora que o certame do INSS já passou, muitos concurseiros estão preocupados com o futuro do mundo dos concursos, tendo em vista a suspensão dos concursos federais.

É uma preocupação válida, contudo, esta suspensão está longe de ser um motivo para você parar de estudar. É possível também que você esteja convicto de que é necessário continuar, mas você está sem um norte, afinal, os últimos meses foram intensos na preparação para a prova do INSS.

E foi pensando nessa visão de futuro que resolvi escrever esse artigo.

Nesse momento, nós temos 2 grandes grupos de concurseiros:

1 – Concurseiros que estão confiantes com a boa nota obtida
2 – Concurseiros que não foram bem na prova

Vou dividir esse artigo em duas partes, direcionando o que eu penso para cada um desses grupos.

1 – Concurseiros que estão confiantes com a boa nota obtida

Aqui, com certeza a euforia e a sensação de dever cumprido estão grandes. Contudo, fica o alerta (como já dizia Rocky Balboa): Só acaba quando termina.

Pô, Mário, tá querendo me desanimar?

De jeito nenhum!

Fica aqui o primeiro conselho: estude até o dia do resultado oficial como uma forma de “seguro”. Quando nós contratamos um seguro (de carro, por exemplo), nosso objetivo é “pagar para não usar”, afinal, tenho certeza que ninguém quer bater o carro só para utilizar o seguro, rs.

É esse o estudo que você deve conduzir até o dia do resultado. Claro que você não precisa seguir uma rotina tão intensa quanto a que você vinha seguindo até então, mas uma carga horária de “manutenção do conteúdo” é altamente recomendável. Em janeiro de 2007 eu fiz a prova de Técnico Judiciário do TRE/RJ. Estava muito confiante com meu resultado, pois a nota estava alta, assim como minha posição nos rankings disponíveis na internet. Mas o resultado oficial sairia apenas em abril de 2007. Não tive dúvida: fiz o meu “seguro” e continuei estudando, afinal, o conhecimento que eu tinha à época fora conquistado a duras penas. Eu não ia arriscar regredir nos estudos, caso acontecesse algum fato inesperado (a nota não ser suficiente, a nomeação atrasar, o órgão não chamar nenhum aprovado…).

Saiu o resultado! Passei! E agora?

Comemore. Bastante. É hora de colher os frutos da vitória. Descanse um pouco também, pois o ritmo de estudos de quem passa em concurso é sempre extenuante e intenso.

E aqui vem o segundo conselho: nunca deixe de sonhar. Você é capaz de atingir conquistas e resultados que nem imagina. Uma das coisas que diferencia pessoas altamente realizadas daquelas que simplesmente “vivem um dia após o outro” é a busca por novos sonhos e conquistas. De nada adianta você ser aprovado em um concurso, conquistar um novo emprego e um novo salário, e não ter novos sonhos para seguir em frente.

E quando eu falo em sonhos, pode ser qualquer coisa: constituir uma família, crescer na nova profissão, dedicar-se a uma atividade ou hobby, estudar para um novo concurso, e por aí vai.

Quando passei para Técnico Judiciário do TRE/RJ (2007), o meu novo objetivo passou a ser a aprovação no concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal. E eu sabia que era uma nova jornada, longa, com novos desafios e dificuldades. O que eu fiz? Descansei por uns meses e iniciei a busca por um novo objetivo (que hoje virou realidade :)): ser Auditor-Fiscal da Receita Federal. E se você está com esse pensamento também, mas está preocupado com a suspensão dos concursos, recomendo que você leia também o item 2 do artigo.

Ah, vale lembrar que esses meses de descanso (foram uns 4 meses) tiveram um papel muito importante, pois eu vinha de uma rotina de estudos muito pesada para o TRE/RJ. E mais: quando voltei para os estudos (agora com foco na Receita Federal, é óbvio que eu não voltei com aquela intensidade do pós-edital do TRE/RJ, foi uma rotina mais light, com descansos semanais e menor carga horária. Com o passar do tempo e o aproximar do concurso da Receita Federal eu fui apertando o ritmo.

2 – Concurseiros que não foram bem na prova

Agora, se você está nesse grupo, deixo aqui minha primeira palavra de incentivo: levante a cabeça!

Pode ser que o teu resultado não tenha correspondido às tuas expectativas, levando em conta o estudo que você fez até aqui. Contudo, você teve a coragem de lutar (ainda que você não tenha lutado com a intensidade que poderia/gostaria). Essa atitude, por si só, já é digna de reconhecimento. O grande segredo do sucesso está na perseverança.

O sucesso inspira, por outro lado, a derrota traz importantes ensinamentos.

Como assim, Mário?

O seu desempenho insuficiente (para aprovação) no INSS vai te mostrar exatamente onde estão seus pontos fortes e fracos. A experiência no dia prova aponta com clareza se você está com um bom ritmo de resolução de exercícios. O nível de cumprimento do seu planejamento feito para o INSS vai mostrar como está a sua real disponibilidade de tempo para estudo e por aí vai.

E tudo isso só foi possível porque você teve a coragem de disputar o concurso do INSS. Agora é o momento ideal para tirar proveito dessa experiência, com vistas a elaborar um novo projeto rumo à aprovação em um cargo público do teu interesse.

Vou detalhar, a partir de agora, um passo a passo que visa extrair todas essas informações tão relevantes no pós prova do INSS.

 

Passo nº1: Confira seu gabarito, mas leia as “entrelinhas”.

Mário, que história é essa de entrelinhas? rsrs

Vamos lá.

Não basta conferir o gabarito e ver que acertou 60% líquido, por exemplo. É preciso fazer uma análise mais cuidadosa.

Como foi desempenho em cada disciplina? Talvez você esteja com 60% líquido no geral, mas se Português fechou com 90%, certamente essa matéria não foi um problema para você. Se Direito Administrativo ficou em 40% líquido, está bem claro que essa disciplina precisa de uma carga horária muito elevada no seu próximo planejamento de estudos (falaremos sobre planejamento em um passo mais adiante).

Caso tenha alguma matéria que você leu todo o conteúdo do INSS e, mesmo assim, o desempenho na prova não foi bom, acredite: você precisa reestudar essa disciplina (como é o caso do Direito Administrativo no parágrafo anterior).

E não apenas olhar o desempenho em cada disciplina, mas também olhar quais tópicos foram objeto de erro (ou desconhecimento, que você deixou em branco) nas questões. Após esse levantamento, você poderá direcionar o teu estudo de forma mais precisa, atacando os pontos que você realmente necessita de um reforço.

 

Passo nº2: Análise do tempo de prova

Se você fez a prova do INSS e não foi bem, saiba que foi um verdadeiro “simulado de luxo”, afinal, você foi a um local de prova, na sua sala os fiscais de prova estavam de olho a todo instante, tempo rigorosamente cronometrado…sem falar na “tensão de prova” que sentimos no dia D. Nenhum simulado é capaz de produzir esse ambiente!

Nesse contexto, é importante que você verifique como ficou a sua gestão do tempo.

Houve alguma disciplina que te consumiu um montante de tempo acima da média?
Sua velocidade para resolução de exercícios está condizente com o tempo de prova?
Ficou apertado para transcrever o gabarito para a folha de respostas?
Aconteceram erros em questões por pura falta de atenção (aquelas questões que a gente sabe o conteúdo, mas acaba errando por ler rápido demais, pressa de acabar por conta do tempo apertado…)?

A resposta para essas perguntas vai te trazer informações importantes para o seu próximo concurso :)

 

Passo nº3: Aprimorar (ou passar a usar) o planejamento de estudos

Percorridos os passos 1 e 2, onde basicamente olhamos para o passado, é chegado o momento de visualizar o futuro. Palavra de ordem: planejamento.

Mas, Mário, os concursos federais estão suspensos, por que eu deveria continuar estudando?

Caso você decida parar de estudar, todo o esforço que você investiu no concurso do INSS será em vão. O conhecimento que você adquiriu, aos poucos, irá sumir. E se você decidir voltar depois de um tempo, o arrependimento será ainda maior, pois na volta você constatará que esqueceu boa parte do que estudou até aqui (o que é absolutamente normal quando ficamos sem estudar / revisar).

Com os concursos federais suspensos, vale lembrar que ainda temos as oportunidades nas esferas estaduais e municipais. Tudo bem, não serão muitas, afinal, os Estados e Municípios também estão sentindo os efeitos da recessão econômica.

Além disso, na esmagadora maioria dos casos, os aprovados em concursos (principalmente os mais disputados) estudaram durante 1 ano, ou até mais. Você sempre vai encontrar alguém que passou muito rápido ou então que demorou muito, mas essas pessoas são pontos fora da curva. Arrisco dizer que 80% das pessoas que passam em concursos estudaram entre 1 e 2 anos.

E para estudar durante esse tempo, é imprescindível ter um bom planejamento de estudos. Se você já tem um planejamento, utilize as conclusões dos passos 1 e 2 para incrementar a qualidade do seu planejamento atual.

Se você ainda não tem um planejamento, agora é o momento ideal para que você dedique seu tempo nessa missão, pois um bom planejamento irá te proporcionar a segurança e a tranquilidade. É o que eu sempre digo aos meus alunos do Programa de Coaching do Estratégia: sem planejamento não há alto rendimento.

E como você vai fazer o seu planejamento?

Algumas dicas que usamos no planejamento do Programa de Coaching do Estratégia:

– Na hora elaborar seus ciclos de estudo, opte por 2 a 3 matérias por dia, conforme a tua disponibilidade de horário;
– Se for o caso, procure alternar matérias da área de exatas (raciocínio lógico, por exemplo) com matérias onde prepondera a leitura (direitos, por exemplo);
– Tenha metas específicas para cada dia, com planejamentos semanais, preparados mensalmente (para você não ter que planejar toda semana).
– Estabeleça metas em função de horas (exemplo: estudar 90 minutos de direito constitucional) e não em função de assuntos ou aulas;
– Programe revisões periódicas (usando o método da curva do esquecimento, ou seja, revisões em 24h, 7 dias e 30 dias);
– Faça muitos exercícios após a leitura da teoria.
Legal, Mário. Já entendi o que eu preciso fazer para continuar estudando. Mas para qual concurso? O que focar? É possível estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?
Para responder a essas (e outras) perguntas, gostaria de fazer um convite:
Será um evento gratuito, com os professores Ricardo Vale e Heber Carvalho.
Clique AQUI e inscreva-se para o aulão. Será no dia 18/05/16, 18h.
Será uma ótima ocasião para você ficar por dentro de quais oportunidades no mundo dos concursos estão por vir :)
Forte abraço e bons estudos,
PS.: Se você quer saber mais sobre o Programa de Coaching  do Estratégia, mande um email para coaching@estrategiaconcursos.com.br com seu número de telefone e coloque “INSS” no campo assunto. A coordenação tem um convite exclusivo para te fazer :)
Coordenação

Ver comentários

  • Professor, muito obrigado pela motivação!
    Ao clicar no link para inscrição no Aulão ele dá um erro.

    Abraço e obrigado!

  • Suspenso estavam no governo anterior; neste, estão extintos!
    E os concursos estaduais estão no compasso de espera pela chancela da PLP257 pela maioria da base do novo governo já nos próximos dias se extinguirem junto com os federais. O negócio é correr pros municípios enquanto se pode. Estou errado?

  • Este, em consonância com um outro que foi publicado nesta semana, se trata de mais um post eufêmico sobre a real situação que a máquina pública brasileira tá vivendo, após o Coup d'État que foi executado em nosso país. A nós, concurseiros, cabe fazer o que sempre fizemos -estudar- visto que toda noite tem sua alvorada. Mas fico muito triste com certos posicionamentos, pois tudo o que fazemos é político de alguma forma, e considerados certos níveis de instrução de alguns professores, não consigo crer em ingenuidade, somente em má fé. A questão das esferas estaduais e municipais não é acalento algum, como bem lembrou nosso colega, citando o PLP257. Este governo interino que aí está foi financiado para lesar, possivelmente, de forma permanente a máquina pública brasileira, que é um objetivo de vida em comum dos leitores deste site. Portanto, eu esperava posturas minimamente críticas em relação a isso tudo.

  • Prof. Mário;
    Mais um Artigo TOP!!!
    Que benção!!! PARABÉNS e muuuuuuuuuitoo Obrigado pela iniciativaaa!!!!

    Certamente,...neste momento de "baixa de concursos" é bastante desafiador Manter a motivação!!! Não tem sido fácil!!!
    Agradeço se produzir novos vídeos,artigos e conteúdos relacionados a este tema da MOTIVAÇÃO. Sou aluno do Estratégia e Estou me preparando para o próx. concurso de AFRFB. Coloquei esta META para minha vida!
    Espero contar com a ajuda de vcs do Estratégia!!
    Um abração, brother!!!

    Att.
    H.RICHARD

  • Bom Artigo Professor Mario Machado! Realmente, apesar dos pesares, temos de manter nossa motivacao e seguir estudando! afinal, se pararmos depois para voltar e bem complicado!
    E quanto a voce AFRFBeta digo que voce perdeu uma chance de ouro de ficar quieto, pois falastes besteira!
    Em primeiro lugar, respondendo sua pergunta digo que e claro que voce esta errado!! ate porque se fosse pela sua logica, os servicos publicos entrariam em colapso! pois o governo nao pode add eternum manter a suspensao dos concursos publicos! se fosse assim, era melhor privatizar tudo, inclusive o palacio do planalto, e vivermos sem governo, numa verdadeira anarquia!! e outra, existem orgaos que independente da ideologia do governo sempre tiveram e sempre terao concursos, oois sao orgaos que sao a razao de ser do estado, como receita federal, policia federal, poder legislativo, poder judiciario e ministerio publico!!
    Em segundo lugar, se voce esta deprimido e desmotivado com o atual cenario dos concursos publicos, nao fica tentando dar uma de urubu e desmotivar os outros, vindo aqui fazer terrorismo e falar merda no forum deste site! comentario muito ridiculo e imbecil o seu!!

  • O mais incrível é que este professor que nos escreve e seus pares deixavam sempre claras, em seus hangout's com piadas e até camisas de sátira, suas posições favoráveis a situação que hoje temos aí. Isso é uma coisa realmente intrigante e que eu não entendi ainda. Tínhamos um concurso iminente pra CGU, BACEN, CEF, BB e CORREIOS e, agora, com apenas 3 dias deste novo governo e seus anúncios e ações já feitas, todos esses certames estão praticamente aniquilados. Aliás, não só esses, mas também Eletrobras, Petrobras e cia, e, ainda, os servidores dessas estatais devem começar a se preocupar porque estão correndo um risco altíssimo. Até mesmo os próprios professores daqui, também funcionários públicos, estão na iminência de terem seus ajustes não honrados e, ainda, suas carreiras sucateadas tão logo. Carreira típica de Estado, como citou certo partido em nota semanas atrás, não vai garantir coisa alguma a quem quer que seja e isso ficou claro no que se consumou dia 12. Uma breve lida nos sites dos auxiliadores/formuladores da política econômica dos dois partidos que hoje governam o país é suficiente pra acabar com a paixão de qualquer um dos cegamente otimistas que certamente aparecerão por aqui para me atacar por este comentário. Mas do tempo ninguém escapa, e ele se encarregará de mostrar a todos a verdade e consequência das ações de ontem. Aos diretores deste curso, externo minha decepção com a posição de vocês e digo: no mínimo vocês quebraram o próprio negócio; no máximo, vocês quebraram o negócio e a própria carreira junto! Que venham os próximos dias!

  • Sujeito convalida o desgoverno e sugere um Coup d'État em prol de sua vaguinha na Administração, haha. Tem vergonha não, pelego?

  • Augusto, em primeiro lugar ninguem aqui esta convalidando governo nenhum! e muito menos em prol de uma vaguinha!!! apenas disse que o momento eh preocupante, mas nao devemos ficar de alarmismos e terrorismos! agora se voce nao entendeu o problema eh seu!!! olha mesmo texto e veja se em algum momento eu disse apoiar o tal governo, deixa de ser mane, seu mala!!!

Posts recentes

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo (28), foram aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo com o…

55 minutos atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

3 horas atrás

Gabarito Extraoficial Câmara de Belo Horizonte – Técnico

Neste domingo, 23 de abril, são aplicadas as provas do concurso Câmara de Belo Horizonte. De…

5 horas atrás

Gabarito Extraoficial ANA: veja a correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

9 horas atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

11 horas atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento)…

11 horas atrás