A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da chamada reforma administrativa pode não avançar no ritmo desejado pela equipe econômica do Planalto, podendo ficar somente para o ano de 2023. Isso porque, além da resistência da oposição, a própria base do governo do Congresso pressiona para que o projeto seja deixado para depois.
Para que você possa ter uma ideia, além das críticas da oposição, que vê no projeto o potencial de acabar com os serviços públicos brasileiros, parte da base do governo teme que o projeto leve a perdas eleitorais.
“Precisamos seguir pressionando dentro e fora do parlamento. Precisamos envolver os deputados em audiências públicas e outros eventos nas câmaras municipais nas suas bases eleitorais e assembleias legislativas convocadas por parlamentares aliados”, defende Vladimir Nepomuceno, consultor e assessor de entidades sindicais.
Inclusive, diversos parlamentares pró Bolsonaro têm como base eleitoral servidores públicos, especialmente profissionais das forças de segurança. Para eles, a aprovação da PEC significaria cobranças e até perda deste eleitorado.
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, queria a aprovação da PEC até julho, para a proposta seguir para o Senado. Um dos compromissos firmados com base, oposição e governo, por exemplo, é a realização de audiências públicas até a próxima sexta-feira (14) na Comissão de Constituição e Justiça.
“A gente vai tocar porque é pauta do governo. A gente não pode desistir, mas estou fazendo uma avaliação política: acho que fica mais complicado”, disse Bia Kicis, presidente da CCJ ao portal Folha de S. Paulo. Para ela, é melhor deixar a tramitação da reforma administrativa para 2023.
Vale lembrar que a PEC 32/20 foi enviada pelo governo federal ao Congresso em setembro de 2020, e tratam de medidas como a contratação, remuneração e o desligamento de futuros servidores públicos.
Para entender mais sobre a proposta e seus impactos, confira uma seleção de artigos que nossos professores fizeram para te deixar a par de tudo:
Reforma Administrativa: Serei afetado se passar antes da EC?
O impacto da Reforma nas carreiras jurídicas
Rodrigo Maia afirma que incluir atuais servidores prejudicaria Reforma
PEC sobre a Reforma Administrativa: entenda as alterações propostas
Confira também os principais concursos abertos em todo o país, para isso, basta acessar o link abaixo:
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!
Neste artigo você encontrará um resumo das principais Regras Deontológicas do Código de Ética do…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são os…
Novo edital do concurso Câmara Santa Rita Passa Quatro oferece salários de R$ 3,2 mil…
Confira as principais informações relacionadas à próxima etapa do CNU 2025: o que levar, horários…
Câmara de Matão SP oferta oportunidades de níveis médio e superior em novo concurso; provas…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre o…